29 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
“Continuamos a potenciar atletas para poderem sentir a alma e coração do que é ser vitoriano”

“Continuamos a potenciar atletas para poderem sentir a alma e coração do que é ser vitoriano”

“Continuamos a potenciar atletas para poderem sentir a alma e coração do que é ser vitoriano”

Dois anos depois de ter assinado um protocolo de cooperação desportiva com o Vitória com vista à integração da equipa sénior da Escola de Futebol Feminino de Setúbal (EFFS) na estrutura do emblema do Bonfim, o clube fundado em 2001 vai agora lançar-se em 2024/25 no projecto de nível nacional através da criação do escalão de juniores sub-19, que vai participar na 2.ª Divisão do Campeonato Nacional de sub-19.

O novo escalão da EFFS, que terá como treinador Daniel Costa (ex-Amora), desafia as jovens entre os 17 e 18 anos a abraçarem um projecto que pretende ser de referência para o futebol feminino na região. De resto, os responsáveis do clube não escondem que, em termos de evolução, algumas atletas poderão evoluir e, posteriormente, rumar ao Bonfim para competir na equipa principal vitoriana.

- PUB -

Quem o diz é Pedro Vieira, coordenador do futebol de formação da Escola de Futebol Feminino, que faz a O SETUBALENSE o ponto da situação em relação à parceria como o clube vizinho. “A Escola de Futebol Feminino de Setúbal mantém o protocolo com o Vitória Futebol Clube e continuamos a potenciar atletas para, quando chegarem ao escalão sénior, poderem vir a sentir a alma e coração do que é ser vitoriano”.

Instado a revelar se o plantel sub-19 que está a ser formado vai ser maioritariamente dormado por atletas locais, o responsável da EFFS é peremptório. “A equipa vai ser constituída por atletas vindas de várias equipas que participam nos campeonatos distritais da nossa associação e outras a vir de fora do distrito. Sem nunca esquecer que, no processo transversal de formação no nosso clube, temos o escalão de juvenis e algumas jogadoras vão fazer a subida de escalão”.

De regresso ao clube, Pedro Vieira destaca o papel relevante que é desempenhado pelo clube que compete em todos os escalões de formação, desde petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores. “Temos cerca de 80 atletas em todos os escalões, um número que se aproxima daquele que nos fez ser a equipa da AF Setúbal com mais atletas na época desportiva antes do encerramento devido à COVID”.

- PUB -

Em relação às jogadoras que vão ter a participar na prova da FPF, o responsável da EFFS lança um repto às jovens que querem integrar um projecto desafiante. “Neste momento, o plantel ainda não está fechado pelo que deixamos o convite a todas as atletas que tenham qualidade para se juntarem a nós”, disse, revelando que a preparação para a época desportiva arranca a 19 de Agosto, altura serão dadas novas informações sobre o regresso do clube aos campeonatos nacionais”.

Presença na fase final é objectivo

Já formada está a equipa técnica que tem Daniel Costa como líder. “O timoneiro dos sub-19 será o mister Daniel Costa, treinador UEFA B, que se faz acompanhar pelos adjuntos Alexandre e Pedro. É um treinador já com alguma experiência no futebol feminino, vindo do Amora FC”, lembrou, assumindo a meta estipulada pelos responsáveis do clube para 2024/25. “Os objetivos traçados passam pela presença na fase final de acesso ao apuramento de campeão”.

- PUB -

Em relação aos apoios que têm, Pedro Vieira fez questão de salientar o papel desempenhado pela Câmara Municipal de Setúbal. “Quanto aos apoios a EFFS tem vários patrocinadores que apoiam toda a nossa actividade. Nesta área, o município destaca-se por ter uma intervenção muito importante”, sublinhou lançando um repto às empresas e entidade da região. “Nesta época, e com a criação desta equipa de sub-19 para campeonato nacional, estamos à procura de novos apoios para poderemos crescer, potenciar e desta forma termos melhor qualidade”.

Tal como sucede com outros clubes e modalidades sediadas no concelho, a EFFS continua, em termos de infraestruturas, a contar com o apoio da autarquia sadina. “Os recintos desportivos que vamos utilizar são municipais, cedidos pela Câmara Municipal de Setúbal, que apoia todos os clubes da nossa cidade e que tem sido um apoio fundamental para a Escola de Futebol Feminino de Setúbal”.

A finalizar o coordenador do futebol de formação frisa o facto de a EFFS ser uma Entidade Formadora de Futebol Certificada com 3 Estrelas, que é um dos factores obrigatórios para participação nesta prova oficial da FPF (sub-19). “Esta é uma situação que poucas equipas têm, o que nos dá uma maior abrangência de atletas com mais potencial desportivo, pois a ambição de muitas atletas é disputar provas de campeonatos nacionais”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -