Clube está a realizar um conjunto de grandes iniciativas com o objectivo de dinamizar a prática do futebol junto dos mais jovens.
O Paio Pires Futebol Clube está a tentar dinamizar a actividade desportiva dos escalões de formação e nesse sentido tem vindo a desenvolver algumas iniciativas que tem merecido o aplauso dos associados e sobretudo dos pais e encarregados de educação.
No sábado de Carnaval foi realizado um torneio de futebol para traquinas e petizes, que teve também insufláveis e pinturas faciais que são sempre apreciados pela comunidade mais jovem.
Para falar desta iniciativa e de outras que estão em marcha, convidámos o coordenador e treinador da equipa de Iniciados, João Casimiro.
Como está a decorrer o seu trabalho como coordenar do futebol jovem do Paio Pires?
Está a ser uma experiência positiva e o feedback é bastante satisfatório por parte de todos. O objectivo passa por melhorarmos e contribuir para que o desenvolvimento do futebol do Paio Pires seja uma realidade.
Recentemente pelo Carnaval decorreu uma iniciativa no Vale da Abelha, destinado aos mais jovens. Foi positiva?
Sim, foi muito positiva. A ideia de realizar o torneio no sábado de Carnaval consistia em proporcionar aos jovens (entre os 5 e 8 anos) o contacto com outros colegas, numa competição que valeu sobretudo pela importância que teve no convívio e animação. Tivemos insufláveis, pinturas faciais e mascarados, reunimos sessenta crianças e muitos adultos que os acompanharam e no final todos saíram satisfeitos.
Pelo que sabemos para breve estão previstas mais iniciativas. Quer contar o que vai acontecer?
Na continuidade do último torneio, vamos realizar outros nos vários escalões já na Páscoa. Depois, no Dia Mundial da Criança e no aniversário do clube, em Junho, iremos também realizar outro torneio, contando este com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires e comércio local. Será um torneio com a duração de três dias que vai envolver cerca de 160 jovens de 8 equipas, no escalão de Iniciados, que para além da competição, terão também actividades didácticas, refeições e dormida.
E, na vertente competitiva, como está a decorrer a época?
No que respeita à competição estamos a entrar num processo de formação de jogadores na nossa academia, não havendo ainda resultados muito positivos, porque o processo estava um pouco atrasado. Agora já temos treinadores credenciados, já fazemos jogos-treino com outras realidades como é o caso do Sporting CP e das Escolas do SL Benfica, entre outros. Estamos a melhorar a nossa prestação.
Relativamente ao futuro há algum projecto já definido?
Sim. Em cima da secretária está a intenção de avançar com o futebol feminino, ter mais apoio no departamento médico e mais escalões nas competições. O complexo desportivo vai ter mais um campo de futebol 11 e as infra-estruturas melhoradas. Portanto, começam a ser criadas condições para um maior desenvolvimento.
Há algo mais que queira referir?
Acrescentar apenas que a equipa de Iniciados vai participar nos dias 6, 7 e 8 de Abril no Torneio Marinhais CUP 23, juntamente com o clube organizador, Grupo Desportivo Marinhais (AF Santarém), CD Amiense (AF Santarém), AC Malveira (AF Lisboa), O Crasto (AF Viseu), Estrela Azul (AF Aveiro), Despertar (AF Beja), G União Sport (AF Évora), Guia (AF Algarve) e Casa Pia (AF Lisboa). Como se pode verificar o Paio Pires Futebol Clube é o único clube do distrito de Setúbal, presente. De referir que os atletas ficarão alojados em pavilhão, terão direito a refeições e haverá animação nocturna.