Tal como se previa a última jornada do Campeonato de Portugal foi altamente emotiva devido à forma como iam evoluindo os jogos das equipas que ainda não tinham a sua situação resolvida no que respeita à manutenção.
Havia 4 equipas que corriam perigo, duas acabaram por se salvar mas as outras duas não tiveram hipóteses de salvação e acabaram mesmo por ser despromovidas. Estão neste caso o Desportivo Fabril e o Moura que se juntaram assim ao Operário (Açores), Barreirense e Estrela de Vendas Novas na descida aos campeonatos distritais, enquanto Estrela da Amadora “B” e Comércio Indústria garantiram a permanência na competição.
O Amora, que já tinha garantido o apuramento para segunda fase, venceu em Moura por 2-1 mas não teve tarefa fácil porque a equipa alentejana precisava de vencer para não descer de divisão. O Moura foi a primeira equipa a marcar (18’) e saiu para o intervalo a ganhar por 1-0 mas o Amora acabou por dar a volta ao marcador na segunda parte com golos marcados aos 71 e aos 80 minutos.
O Barreirense, que já tinha a sua sentença lida, foi derrotado em casa pelo Moncarapachense que até foi a primeira equipa a marcar. Dois minutos depois o Barreirense chegou ao empate mas logo no início da segunda parte a equipa algarvia marcou o segundo golo, que acabou por ser o da vitória.
O Desportivo Fabril que tinha a sua vida muito complicada venceu o Louletano por 2-1 mas acabou por ser despromovido devido à conjugação de outros resultados, sobretudo à vitória do Estrela da Amadora “B”, em Évora, frente ao Lusitano.
Quem cumpriu o seu objetivo foi o Comércio Indústria que se deslocou Vendas Novas onde ganhou por 2-0 com golos marcados por Zequinha e Dino Semedo, o primeiro aos 25 e o segundo aos 36 minutos. A equipa sadina foi superior ao longo de todo o encontro e mereceu amplamente a vitória que garantiu a sua permanência no Campeonato de Portugal.
Resultados: Estrela de Vendas Novas 0 Comércio Indústria 2; Barreirense 1 Moncarapachense 2; Desportivo Fabril 2 Louletano 1; Operário (Açores) 2 Sintrense 4; Serpa 4 Lagoa 2; Lusitano de Évora 1 Estrela da Amadora “B” 2; Moura 1 Amora 2.
Classificação Final: 1.º lugar, Lusitano de Évora, 58 pontos; 2.º lugar, Amora, 57 pontos; 3.º lugar, Sintrense, 52 pontos; 4.º lugar, Moncarapachense, 51 pontos; 5.º lugar, Louletano, 50 pontos; 6.º lugar, Serpa, 45 pontos; 7.º lugar, Estrela da Amadora “B”, 30 pontos; 8.º lugar, Lagoa, 30 pontos; 9.º lugar, Comércio Indústria, 29 pontos; 10.º lugar, Desportivo Fabril, 27 pontos; 11.º lugar, Moura, 26 pontos; 12.º lugar, Operário (Açores), 23 pontos; 13.º lugar, Barreirense, 22 pontos; 14.º lugar, Estrela de Vendas Novas, 5 pontos.