O concelho de Almada tem quatro equipas a disputar a primeira divisão da Associação de Futebol de Setúbal mas esta época não está a ser nada famosa para todas elas porque se encontram classificadas na segunda metade da tabela classificativa; o Cova da Piedade está em 11.º lugar com 17 pontos, o Charneca de Caparica em 12.º lugar com 16 pontos, os Pescadores da Caparica na 14.ª posição com 13 pontos, e o Almada em último lugar com apenas 6 pontos.
Numa breve análise ao percurso destas equipas na primeira volta do campeonato constata-se que todas elas estão muito aquém daquilo que foi planeado no início da temporada.
Cova da Piedade está em 11.º lugar
O Cova da Piedade, que se apresenta com um plantel bastante jovem, começou o campeonato de forma bastante positiva como 8 vitórias, um empate e uma derrota [com o Vitória FC, na compensação] nas primeiras 10 jornadas.
A partir daí as coisas mudaram por completo. O clube viu-se obrigado a fazer obras de melhoramento no relvado do Estádio Municipal José Martins Vieira que ficou interdito à realização de jogos. A equipa viu-se na contingência de realizar todos os jogos fora de casa e os resultados foram completamente diferentes. Ainda conseguiu uma vitória em Palmela mas depois nunca mais ganhou, nem mesmo no seu regresso a casa onde foi batido pelo Almada.
Charneca de Caparica é 12.º
O Charneca de Caparica, que tem um novo treinador [Ricardo Aires] e um plantel bastante renovado, até começou bem a época ao eliminar o Olímpico do Montijo da Taça de Portugal, sendo depois afastado da competição na eliminatória seguinte pelo Fornos de Algodres. Seguiram-se os jogos da Taça AF Setúbal e depois o campeonato onde registou inicialmente uma série de nove derrotas consecutivas. A equipa ganhou pela primeira vez para o campeonato em Alfarim e depois obteve mais quatro vitórias seguidas, às quais se juntaram mais duas derrotas e um empate obtido na última jornada em Palmela, onde já utilizou Fabinho que está de regresso ao clube.
Pescadores em antepenúltimo
Uma autêntica desilusão está a ser a época dos Pescadores que nos 15 jogos disputados conseguiram apenas três vitórias, uma em casa [frente ao Sesimbra], e duas em terreno alheio [Almada e Grandolense], quatro empates e oito derrotas. A equipa manteve o plantel da época anterior e reforçou-se com jogadores de qualidade mas os resultados não têm aparecido e a classificação está muito longe daquilo que era esperado, encontrando-se neste momento em antepenúltimo lugar. Ultimamente têm sido feitos alguns ajustes no plantel sendo de salientar o regresso de Gildo Sambú, que se encontrava em Almada e mais recentemente de João Teles que tinha decidido parar por motivos de ordem pessoal. Quem chegou de novo foi Gonçalo Cardoso que estava nos sub-23 do Estoril.
Almada em último lugar e sem campo para jogar
Problema grave está a viver o Almada Atlético Clube que se encontra em último lugar com apenas 6 pontos e sem campo para jogar, devido ao impasse que se mantém e está a impedir o início das obras. O clube esclareceu recentemente que o projeto para a colocação do relvado sintético no campo principal está dependente da aprovação do Pedido de Informação Prévia (PIP) entregue (em Outubro) à Câmara Municipal de Almada. Por força das circunstâncias, a equipa tem vindo a recorrer a campos de clubes vizinhos para realizar os seus jogos na condição de visitada, como já aconteceu no Cassapo, Costa de Caparica, Beira Mar de Almada e mais recentemente em Arrentela.