Cláudio Pires, treinador do Estrela Afonsoeirense: “O resultado só chocou quem não conhece tão bem os nossos jogadores”

Cláudio Pires, treinador do Estrela Afonsoeirense: “O resultado só chocou quem não conhece tão bem os nossos jogadores”

Cláudio Pires, treinador do Estrela Afonsoeirense: “O resultado só chocou quem não conhece tão bem os nossos jogadores”

O Estrela Afonsoeirense, esta época regressado à segunda divisão da Associação de Futebol de Setúbal, foi a grande sensação da primeira jornada da fase de grupos da Taça Joaquim José Sousa Marques, com a vitória que foi obter ao Campo da Verderena, casa do Futebol Clube Barreirense e logo por 3-0. 

Foi um jogo em que tudo correu bem à equipa do Afonsoeiro que se colocou na frente do marcador aos dois minutos e pouco tempo depois viu o seu guarda-redes defender uma grande penalidade. A entrega dos pupilos de Cláudio Pires foi de tal ordem que não só conseguiram manter as suas redes invioladas como ainda marcaram mais duas vezes e ambas por um jogador que aos 64 minutos.

- PUB -

Como se impunha, o SETUBALENSE falou com o mister Cláudio Pires que realçou o trabalho dos seus jogadores que interpretaram na íntegra o plano previamente estabelecido para o jogo que, em sua opinião, teve um momento crucial, o penalti defendido pelo seu guarda-redes.

Antes do jogo começar alguma vez pensou que o resultado poderia ser aquele que foi?

É verdade que este resultado tem impacto e causou espanto um pouco por todo o distrito, e choca aqueles que não conhecem tão bem os atletas do Estrela FC Afonsoeirense. Chegámos a este jogo com ambição e muita crença no trabalho desenvolvido. Transmiti à equipa a ideia de que era possível trazer da Verderena um resultado positivo. Contudo, admito que o resultado final, por tais números, acaba por surpreender. Algumas pessoas próximas com quem partilhámos sensações, deram os parabéns à equipa técnica por termos sempre acreditado num resultado positivo. É verdade que sempre acreditámos, mas são os contornos da vitória que nos deixam mais felizes do que o próprio resultado.

- PUB -

Que comentário tem a fazer sobre o jogo?

Foi um jogo em que a equipa entrou em campo com humildade e ambição. Os atletas fizeram uma interpretação perfeita do plano estratégico proposto para este jogo de estreia. Não podia ter corrido melhor! A equipa entrou a ganhar, mostrando desde cedo ao que vinha mas logo de seguida surgiu o momento do jogo, com o nosso guarda-redes, Gonçalo Balegas, a defender numa estirada monumental, uma grande penalidade cobrada de forma tensa, que o obrigou a voar até próximo do seu poste esquerdo, desviando a bola para canto. Em minha opinião, este foi o momento chave do jogo, porque catapultou a equipa para uma exibição bastante segura. Daí em diante, o FC Barreirense seria, com naturalidade, a equipa com mais posse de bola, procurando situações de finalização que a nossa equipa conseguiu sempre evitar ao longo dos 90 minutos, sem deixar de acreditar que era possível chegar ao segundo golo. Prova disso, foram os cartões amarelos mostrados ainda na primeira parte a dois dos centrais adversários, após travarem em falta os nossos ataques, bem como a possibilidade de chegar ao segundo golo, mesmo sobre o apito para o intervalo, tendo silenciado por momentos as bancadas na Verderena. No intervalo havia pouca coisa a corrigir, mas estávamos expectantes relativamente ao que iria suceder em termos de alterações que o FC Barreirense iria promover, e nas dinâmicas a apresentar na segunda parte. Adaptámo-nos a essas alterações, e perante um ambiente adverso, com um público fervoroso, não só fomos capazes de resistir às investidas adversárias, como fomos bem sucedidos nas alterações que efectuámos, tendo inclusivamente vindo do banco, o atacante Euler Gerónimo, que fez o segundo e o terceiro do Estrela FC Afonsoeirense, confirmando o grande trabalho coletivo, e estabelecendo o resultado final.

Ficou surpreendido com aquilo que a sua equipa fez?

- PUB -

Não estou nada surpreendido com o que a equipa fez. Como disse anteriormente, sabemos do que este grupo é capaz e estávamos confiantes num bom resultado. Estamos muito orgulhosos e felizes pelo resultado alcançado. Os atletas estão de parabéns e merecem esta atenção.

Na próxima jornada recebe o Grandolense, que espera deste jogo?

Segue-se o Grandolense. Será um jogo em que o adversário já vem de sobreaviso, tendo em conta o resultado da primeira jornada. Espero um jogo de elevado grau de dificuldade, que voltará a exigir a máxima concentração e humildade da nossa parte, mas iremos manter a ambição, e espreitar as oportunidades para criar situações de golo.

O grupo do Afonsoeirense tem quatro equipas da 1.ª divisão, parece algo complicado. Qual é concretamente o vosso objetivo?

O sorteio ditou um grupo com quatro equipas, cujo campeonato é de outra competitividade, que não aquela a que nós e AC Arrentela estaremos sujeitos, mas conheço bem a segunda divisão distrital e sei que é muito exigente a vários níveis. Nesta prova em particular, o objetivo é dar a melhor continuidade ao trabalho de pré-época, aproveitando o nível alto dos adversários para aprimorar as dinâmicas que queremos apresentar, sem nunca perder a ambição e a crença de que podemos ser os “outsiders” na fase eliminatória, e oferecer essa prenda aos sócios e simpatizantes do Estrela FC Afonsoeirense.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não