O Vitória foi este domingo à casa do Paio Pires vencer, por 1-0, em partida da 17.ª jornada do campeonato da 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Setúbal. O único golo do jogo foi apontado pelo médio China de canto directo no decorrer da primeira parte. Com a conquista dos três pontos, os sadinos mantêm-se isolados no primeiro lugar da tabela com 44 pontos, mais dois que o perseguido Lagameças.
Além de terem conseguido somar o 14.º êxito na prova, os verdes e brancos conseguiram manter pelo quarto jogo consecutivo a baliza de Pardana a zeros – CR Instrução (5-0), Fabril B (0-2), Samouquense (6-0) e Paio Pires (0-1). O treinador Paulo Martins já tinha revelado que esse era um dos objectivos, uma vez que na 13.ª e 14.ª jornadas tinha sofrido dois golos com o Quinta do Conde e Cova da Piedade.
Em relação ao duelo com o Samouquense, o técnico apostou no mesmo onze que tinha actuado na ronda anterior. Pardana, Henrique Abrantes, Odilon, Nuno Borges, Heta, China, André Gomes, Leo Chão, Jorge Iguarán Walter Sá e Catarino foram titulares no jogo que teve Rodrigo Gomes, Kiko, Ayrton, Pimenta, Martim Seca, Tomás Piedade e Diogo Martins – que devido a lesão estava ausente das opções há cerca de um mês – como suplentes.
Os adeptos do Vitória que se deslocaram até Paio Pires tiveram de esperar 24 minutos após o apito inicial para terem o primeiro momento de alegria no encontro. Na sequência de um pontapé de canto directo cobrado na esquerda do ataque verde e branco, o médio China, de 22 anos de idade, bateu a bola em arco, levando-a a entrar junto ao ângulo superior do segundo poste da baliza de Bernardo.
Com um total de 1322 minutos contabilizados na presente época, China é o terceiro jogador com mais minutos apenas atrás do defesa Heta e do guarda-redes Pardana com 1419 e 1350, respectivamente. Em relação aos golos apontados, o atleta, que chegou a Setúbal oriundo do Fontinhas, fez o seu terceiro golo pelos vitorianos. Antes já tinha ‘facturado’ nas goleadas ao Trafaria (7-0) e Barreirense B (0-9).
Durante o encontro ambas as equipas dispuseram de ocasiões de golo para voltar a mexer no marcador, mas não tiveram sucesso na zona de finalização. O triunfo tangencial reflecte as dificuldades que o líder sentiu na casa do Paio Pires, que segue no meio da tabela. Na antevisão, Paulo Martins já tinha alertado para as dificuldades que a equipa iria sentir. “Vamos ter que suar muito para trazer os três pontos de Paio Pires”.
O resultado registado (1-0) foi idêntico ao da primeira volta do campeonato, no Bonfim. A 13 de Outubro de 2024, a equipa de Setúbal venceu de forma tangencial no seu estádio. O médio André Pimenta, de 26 anos, apontou à meia-hora de jogo o único golo da partida. Curiosamente no Estádio Vale D’Abelha também foi um médio (China) a marcar no decorrer da primeira parte.
No decorrer da segunda parte do jogo em Paio Pires, o Vitória geriu a vantagem que alcançou nos primeiros 45 minutos. Na baliza próximo da bancada em que estavam os seus adeptos, os setubalenses ameaçaram várias vezes ampliar a vantagem, mas o guarda-redes Bernardo Sousa não voltou a ser desfeiteado pelos sadinos que registaram com o emblema do concelho do Seixal novamente 1-0 no marcador.
Até ao apito final do árbitro Duarte Arroja, do Núcleo do Barreiro, o timoneiro dos sadinos procedeu a alterações de forma a dar maior frescura física â equipa e coesão no sector mais recuado a que o Paio Pires tentava chegar. Aos 77 minutos, o defesa Tomás Piedade substituiu o avançado Walter Sá e, já em cima dos 90, Ayrton entrou para o lugar de Catarino, melhor marcador da prova, que, desta vez, não marcou.
Em relação à tabela classificativa, os vitorianos são líderes com 44 pontos, enquanto o Lagameças, que venceu 1-0 no reduto do Vinhense, segue com 43 no segundo posto. O Cova da Piedade, que ocupa a terceira posição com 37 pontos e tem uma partida em atraso, ganhou (2-0) na recepção ao Seixal Clube 1925. No próximo domingo, pelas 15h30, o Vitória defronta, no Bonfim, os alentejanos do União Futebol Clube dos Bairros Olival Queimado e São João (UFC).
O conjunto de Alcácer do Sal, actual 10.º classificado, desloca-se a Setúbal depois de ter sido derrotado esta domingo, por 3-1, na deslocação ao campo do Juventude Melidense. Recorde-se que na primeira volta do campeonato, o Vitória goleou em Alcácer do Sal o UFC, por 1-5. Cataino (penálti), Ayrton e Guilherme Santos – ambos bisaram – foram os marcadores de serviço no encontro.