Em comunicado, o CF Canelas 2010 veio, na segunda-feira, a público desmentir as notícias, que apontavam para uma possível cedência de direitos para a criação de um novo clube, intitulado ‘Vit SAD’, que iria estar sediado em Setúbal e jogar no Estádio do Bonfim. “As notícias que circulam na comunicação social relativamente à cedência de direitos ou participações na CF Canelas 2010, SAD não correspondem à verdade”, lê-se.
O texto assinado pela direcção do emblema de Vila Nova de Gaia aparenta arrumar de vez com as dúvidas em torno da possibilidade de o Vitória, através da associação a uma nova SAD, conseguir permanecer no Campeonato de Portugal, não caindo para os distritais, uma vez que os setubalenses não conseguiram o licenciamento para poder participar nas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
No comunicado divulgado nas suas redes sociais, o Canelas 2010 acaba por deitar por terra a hipótese do projecto ‘Vit SAD’, que circulou na imprensa, ao informar que “comunicou à FPF e à Associação de Futebol do Porto a “intenção de desistir da participação no Campeonato de Portugal”, por não ter conseguido assegurar os “requisitos mínimos para participar na competição”.
O Canelas 2010, conjunto que foi despromovido na última época da Liga 3 ao Campeonato de Portugal, informa ainda que “vai inscrever a equipa nos campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto na época desportiva 2024-2025”. O desmentido do clube gaiense foi recebido pela maior parte dos adeptos do Vitória com agrado, uma vez que quando se falou na possibilidade de ligação entre sadinos e a SAD do Canelas a reacção foi negativa.
Na sequência das notícias veiculadas em vários órgãos de comunicação social a afirmar que a SAD do Canelas 2010 queria mudar nome para ‘Vit SAD’ e jogar no Bonfim, o Vitória também já tinha emitido um comunicado sobre o assunto, remetendo a “decisão para os sócios”, que se vão reunir em Assembleia Geral extraordinária na próxima segunda-feira à noite no Pavilhão Antoine Velge.
“Perante as notícias vindas a público acerca da SAD criada pelo Canelas 2010, vem a direcção do Vitória sublinhar que quem manda no Vitória são os sócios e que serão os sócios a decidir qual a solução a adoptar com vista à continuidade deste enorme, histórico e muito honroso clube”, lê-se no comunicado que acrescenta: “afirmar coisa diferente e dar como assente qualquer espécie de compromisso da direcção é pura leviandade, especulações e/ou meras intenções de criar ruído e dificultar o complexo e extremamente importante processo que se está a desenvolver”.
Sócios desconfiados desde a primeira hora
Recordamos que o tema Canelas 2010 tinha sido abordado na última Assembleia Geral do Vitória, realizada a 14 de Junho, no Pavilhão Antoine Velge. Na altura, à saída da reunião, O SETUBALENSE constatou que a maioria dos sócios mostrou muitas reservas em ver outra SAD jogar no Bonfim, sentimento de descontentamento que cresceu nas últimas semanas entre os adeptos nas redes sociais.
Logo após o final da reunião de sócios de há um mês, David Leonardo, presidente da Mesa da Assembleia Geral, disse a O SETUBALENSE que a prioridade dos dirigentes é “salvar o clube, mesmo recomeçando na 2.ª divisão da Associação de Futebol de Setúbal e deixando cair a SAD”, afirmou, sublinhando que “nunca existirá decisão sem consulta dos sócios em nova Assembleia”.
Resta agora saber o futuro do Vitória, que está impedido de participar nas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol, pelo que a descida aos campeonatos distritais é uma forte possibilidade. Recorde-se que dentro do campo os sadinos venceram a fase de subida do Campeonato de Portugal (série 2), tendo chegado à final da prova, no Estádio Nacional, recinto em que o Amarante saiu vencedor, após vencer por 3-0.
Entretanto, depois do Canelas 2010 ter informado a FPF da sua desistência da competição nacional, o Leça FC, 3.º classificado na fase de apuramento de campeão da Divisão de Elite da AF Porto, foi o beneficiado dessa decisão, uma vez que irá ocupar a vaga do emblema gaiense no Campeonato de Portugal, informou a associação portuense em comunicado emitido segunda-feira.
“O Leça FC garantiu oficialmente a subida ao Campeonato de Portugal. A confirmação chegou depois do Clube Futebol Canelas 2010 informar a FPF da sua desistência da competição nacional. Com isso, o emblema de Matosinhos, por ter ficado na terceira posição na fase de Apuramento de Campeão da Divisão de Elite, irá regressar aos nacionais depois de uma época a competir nos distritais”, lê-se na nota oficial.