A 16.ª jornada do Campeonato de Portugal teve um saldo negativo para as equipas da região porque nenhuma delas conseguiu vencer.
O Amora que recebeu o Operário (Açores) com quem tinha contas a ajustar não conseguiu melhor que um empate resultado que não satisfaz em nada as suas pretensões mas, tendo em conta o que se passou no Estádio da Medideira, até acaba por ser um mal menor. A equipa comandada por Miguel Valença, que na jornada anterior tinha ido ganhar a Évora, era considerada favorita nesta partida mas não confirmou isso dentro das quatro linhas e foi surpreendida com um golo marcado pelos açorianos aos 64 minutos. Os azuis da Medideira perante esta adversidade tentaram a todo o custo evitar a derrota e acabaram por conseguir o empate já em período de compensação.
Na sua deslocação ao Estádio José Arcanjo, em Olhão, o Comércio Indústria não conseguiu pontuar na partida que disputou com o Louletano. A equipa sadina deu boa conta de si da primeira parte e durante bastante tempo da segunda mas o golo sofrido aos 80 minutos acabou por desfazer as intenções dos setubalenses que viram Zequinha (que havia entrado aos 70 minutos) ser expulso, aos 90+6’, juntamente com um jogador da equipa algarvia.
O Desportivo Fabril que se deslocou a Lagoa perdeu por 2-0. A equipa orientada por Sérgio Bóris bateu-se bateu se bem na primeira parte mas consentiu um golo na compensação antes do intervalo. Perante esta contrariedade na segunda parte tentou reagir mas não conseguiu os seus intentos e já perto do final, aos 85 minutos, acabou por sofrer o segundo golo que ditou mais uma derrota.
O Barreirense também não foi feliz na sua deslocação a Serpa, a equipa do Barreiro ficou reduzida a 10 unidades aos 20 minutos devido à expulsão de um jogador mas, mesmo assim, conseguiu chegar ao golo e foi para o intervalo a vencer por 1-0. No regresso dos balneários a equipa tentou segurar o resultado mas consentiu o golo da igualdade aos 81 minutos e quando se esperava que o jogo pudesse terminar com a igualdade a equipa alentejana acabou por marcar o segundo golo, que seria o da vitória, já em tempo extra, mais precisamente ao minuto 90 + 5’. Por aquilo que fez, e pelo esforço desenvolvido ao longo do encontro, este foi um castigo demasiado pesado para o Barreirense que continua a dar boa conta de si mas a registar resultados que não são do seu agrado.
Resultados: Amora 1 Operário 1; Serpa 2 Barreirense 1; Lagoa 2 Desportivo Fabril 0; Moura 0 Lusitano de Évora 6; Sintrense 2 Moncarapachense 1; Louletano 1 Comércio Indústria 0; Estrela Amadora “B” – Vendas Novas (a decorrer à hora do fecho desta edição).
Classificação: 1.º lugar, Sintrense, 35 pontos; 2.º lugar, Moncarapachense e Amora, 34 pontos; 4.º lugar, Lusitano de Évora, 33 pontos; 5.º lugar, Louletano e Serpa, 30 pontos; 7.º lugar, Lagoa, 23 pontos; 8.º lugar, Comércio Indústria, 18 pontos; 9.º lugar, Estrela da Amadora “B” (menos um jogo), 17 pontos; 10.º lugar, Operário (Açores) e Moura, 16 pontos; 12.º Barreirense e Desportivo Fabril, 11 pontos; 14.º lugar, Estrela de Vendas Novas, 1 ponto.