‘Bis’ de Catarino ao Lagameças deixa Vitória à beira da subida

‘Bis’ de Catarino ao Lagameças deixa Vitória à beira da subida

‘Bis’ de Catarino ao Lagameças deixa Vitória à beira da subida

Quase quatro mil adeptos presenciaram este domingo o triunfo, por 2-0, do Vitória sobre o Lagameças, em partida da 25.ª jornada da 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Setúbal, prova em que os sadinos estão muito perto de assegurar a subida ao escalão principal. O artilheiro Catarino, que soma agora 38 golo na prova, foi a figura do encontro ao apontar os dois golos (22 e 90 minutos) que puseram em festa os 3860 adeptos que estiveram no Bonfim.

Frente ao Lagameças, 3.º classificado, o líder fez o que lhe competia para ficar mais próximo da subida ao escalão principal e já não permitir que o adversário o alcance na tabela. No entanto, a festa da promoção só não foi matematicamente feita porque a AD Quinta do Conde ganhou na deslocação ao reduto do Samouquense e ainda tem a hipótese – meramente matemática acreditam os vitorianos de alcançar os sadinos.

- PUB -

Com um onze constituído por Pardana, Diogo Martins, Tomás Piedade, Odilon, Heta, China, Nuno Borges, André Gomes, Jorge Iguarán, Catarino e Leo Chão, os comandados de Paulo Martins entraram a todo o gás no jogo, conseguindo nos primeiros cinco minutos chegar com facilidade a zonas de finalização.

O primeiro lance de perigo foi protagonizado por Catarino, avançado que, aos dois minutos, rematou forte para defesa do guarda-redes Rafael Mendão. Volvidos três minutos foi a vez do central Tomás Piedade subir à área contrária para tentar a sua sorte num desvio de cabeça que passou sobre a trave.

Depois dos momentos de aflição vividos nos instantes iniciais, o Lagameças conseguiu sacudir a pressão e chegar à área defendida por Pardana, guarda-redes que viu a equipa do concelho de Palmela ameaçar em dois remates de meia distância de Marcelino Sá e Gabriel Lourenço que erraram o alvo.

- PUB -

Quem não falhou na segunda vez que visou a baliza contrária foi Catarino, aos 22 minutos, momento em que inaugurou o marcador para os vitorianos. O melhor marcador do campeonato – à entrada para este jogo contabilizava 36 golos em 24 jornadas – fez o 1-0 de cabeça após um cruzamento de André Gomes vindo da esquerda.

Depois do golo, o jogo, que voltou a ter cerca de quatro mil adeptos nas bancadas do estádio, entrou numa fase mais quezilenta entre os jogadores e sucessivos protestos de parte a parte que em nada beneficiaram o espectáculo, que teve cinco cartões amarelos no primeiro tempo (dois para o Vitória e três para o Lagameças.

Até ao intervalo, os verdes e brancos foram quem mais perto estiveram de voltar a fazer funcionar o placar. Aos 39 minutos, Catarino ficou perto de bisar num remate cruzado da esquerda que só não deu golo porque o guardião do conjunto do concelho de Palmela estava atento e impediu o atacante de bisar.

- PUB -

Na derradeira oportunidade antes do árbitro apitar para o intervalo, os setubalenses voltaram a ameaçar o golo, desta vez por intermédio de Leo Chão. O jogador, que regressou à titularidade, foi assistido pelo colega Catarino e rematou para mais uma defesa atenta de Rafael Mendão que manteve o resultado em 1-0 no final da primeira parte.

No segundo tempo, já com Tiago Nunes e Pimenta em jogo (substituíram Heta e Leo Chão), o Lagameças ameaçou o empate, aos 52 minutos, num remate forte de Jean Dasylva que foi travado por Pardana. Volvidos dois minutos, num remata à figura, foi a vez do capitão Miguel Garret testar a atenção do guardião sadino.

A perder por 1-0, resultado que deixava a equipa com menos possibilidades de ainda alcançar a subida, o Lagameças foi mais atrevido no ataque à entrada para os últimos 20 minutos. Aos 76, William Fambe rematou para defesa incompleta de Pardana e, na recarga, Diogo Oliveira também não conseguiu levar a melhor sobre o guarda-redes.

Com o adversário balanceado no ataque, o Vitória explorou o contra-ataque na recta final do encontro e foi dessa forma que conseguiram sentenciar o jogo, aos 90 minutos, por intermédio do inevitável Catarino. O melhor marcador da competição (agora com 38 golos) ampliou a vantagem depois de galgar dezenas de metros e, na cara do guarda-redes Rafael Mendão, atirar para o 2-0, provocando uma explosão de alegria aos 3680 adeptos presentes no Bonfim.

Com a conquista dos três pontos, os setubalenses somam agora 68 no primeiro posto da tabela. O Cova da Piedade, 2.º classificado, tem 62, enquanto o Lagameças contabiliza 53, apenas mais um que a AD Quinta do Conde (52) que, por ter uma partida em atraso (defronta quarta-feira, 21h, o Barreirense B, em jogo da 17.ª ronda) ainda tem a hipóteses matemáticas de chegar aos 70 pontos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!