O Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André (GDESSA) entrou da melhor maneira na Liga Portuguesa Feminina porque venceu o CAB Madeira, na primeira jornada da competição, por 14 pontos de diferença.
A primeira parte do encontro decorreu de forma bastante equilibrada. No primeiro período o GDESSA vencia apenas por um ponto 22-21 e, no segundo, registou-se uma igualdade (15-15), chegando o intervalo com o resultado a assinalar 37-36. Na segunda parte as coisas foram diferentes, o GDESSA ganhou uma vantagem de 10 pontos no terceiro período (19-9) e no último período voltou a vencer 21-18, resultando daí o resultado final de 77-63. A jogadora que mais se destacou foi Dayna Rouse que obteve 19 pontos, ganhou quatro ressaltos, fez duas assistências. um roubo de bola e quatro desarmes de lançamento.
Na próxima jornada que se disputa no domingo, dia 13 de Outubro, o GDESSA volta a jogar em casa defrontando desta vez o Esgueira, às 15 horas.
Barreirense e Santo André derrotados na Proliga
No campeonato da Proliga onde participam duas equipas da nossa região, o Barreirense e o Basket Santo André, a primeira jornada foi completamente negativa porque perderam ambas os encontros que disputaram. O Barreirense, que jogou em casa, perdeu com os sub-23 do Imortal e a equipa do litoral alentejano foi derrotada em Portimão.
No Barreiro, a equipa da casa não esteve nada bem na primeira parte e foi para o intervalo a perder por 37-39. No regresso dos balneários tendência manteve-se e equipa algarvia ampliou a vantagem que no final era de 12 pontos (69-81). Francisco Amiel com 16 pontos, Pedro Costa com 14 e Tomás Silva com 13 pontos foram os jogadores que mais pontuaram na equipa do Barreiro.
Em Portimão, o Basket Santo André não conseguiu evitar a derrota. Foi para o intervalo com dois pontos de desvantagem que foi ampliada na segunda parte, resultando daí a vitória da equipa algarvia por 60-53. Hugo Pereira com 17 pontos e Amarilson Lopes com 13 pontos foram os melhores marcadores da formação alentejana.
A próxima jornada da competição realiza-se no sábado, dia 12 de Outubro, com o Santo André a receber o Lusitânia dos Açores, às 15 horas, e o Barreirense a deslocar-se ao Funchal para defrontar o CAB Madeira, às 16 horas.
Galitos recebe Queluz no próximo sábado
Na Liga Portuguesa Masculina, depois do adiamento da primeira jornada devido à alteração introduzida na lei da imigração que dificulta a autorização de residência a atletas e treinadores profissionais estrangeiros, espera-se que a competição possa finalmente ter início com a realização da segunda jornada que está agendada para o próximo sábado, com o Galitos Barreiro a receber o Queluz, às 17 horas, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho.