Plantel, que já está formado, integra dois americanos, um angolano e 10 portugueses.
O início do Campeonato da Proliga, que esta época conta com a participação de duas equipas do Barreiro, aproxima-se e tanto uma como a outra preparam-se para entrar na competição da melhor forma possível.
O Barreirense, por exemplo, participou último fim-de-semana em Sangalhos, no Torneio Humberto Mendes, em homenagem a um homem que foi atleta, treinador e dirigente daquele clube da bairrada.
Para além da equipa da casa, participaram o Esgueira Basket, Maia Basket e Barreirense, quatro equipas do mesmo campeonato. No primeiro dia do torneio, o Barreirense defrontou o Esgueira e perdeu por 58-63 e na disputa do 3.º e 4.º lugar venceu o Maia Basket por 84-61, numa jornada de muita competitividade bastante proveitosa para os treinadores das várias equipas.
Para esta nova temporada o Barreirense conta com 13 jogadores, sendo 10 portugueses, dois americanos e um angolano.
Relativamente ao plantel da época passada há a registar as saídas de Dakota Quinn para o Inter de Bratislava, Ian Kinard (Iskra Svit), Diogo Peixe (CAB Madeira), Miguel Correia (FC Porto), André Teresa (Eléctrico), Guilherme Pais (Estoril), Tiago Raimundo e Carlos Rodrigues (ABC Santo André).
Como novidades para esta época de 2021/2022 o clube apresenta dois americanos vindos do basquetebol universitário, Dexter McClanahan, base de 24 anos com 1,93m de altura e Joseph Allen, poste de 2,03m.
Os portugueses contratados foram Miguel Toreia, base de 27 anos, ex-Imortal; Paulo Cadeira, base / extremo de 22 anos, ex-Académica de Coimbra; Rui Palhares, poste de 20 anos, 2,03m, ex-Belenenses; Daniel Margarido, extremo de 28 anos, que está de regresso ao Barreiro depois de duas épocas no ABC Santo André; João Ramos, extremo de 20 anos, proveniente do MBA Montijo e Filipe Cruz, poste de 21 anos, 2,05m de altura, ex-CB Queluz.
A estes juntam-se Leonardo Pina, Guilherme Santos, Aaron Dias, Lucas Matias e José Cardoso que já pertenciam aos quadros do clube.
A estreia do Barreirense na Zona Sul do Campeonato da Proliga acontece no dia 9 de Outubro no Pavilhão Henrique Miranda onde defronta o Clube Atlético de Queluz, às 18h15m.