Equipas da região tiveram fraca prestação na fase regular da Liga Portuguesa Masculina
O Barreirense, último classificado da fase regular da Liga Placard, desceu de divisão, e o Galitos, que terminou na 11.ª posição, vai disputar o play-out.
Na última jornada da primeira fase da competição realizada no passado fim-de-semana as duas equipas da região perderam, o Galitos em casa com o Esgueira (74-92) e o Barreirense em Coimbra com a Académica (111-56).
No Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, o Galitos andou sempre a correr atrás do prejuízo porque permitiu que a equipa aveirense, com os parciais de 20-29 e 15-22, fosse para o intervalo com 16 pontos de vantagem. No terceiro período o teve uma ligeira reacção (23-19) mas voltou a claudicar nos últimos dez minutos, deixando fugir o adversário que acabou por triunfar com uma margem de 18 pontos.
No Galitos quem mais se destacou foi Daniel Machado com 20 pontos, um ressalto, uma assistência e três roubos de bola; Derreck Brooks Jr. com 12 pontos, dez ressaltos, seis assistências e um roubo de bola e Rozelle Nix com 13 pontos e três ressaltos.
No play-out, que começa já no próximo sábado, dia 24 de Abril, o Galitos vai discutir com a Académica de Coimbra a sua permanência no principal campeonato do basquetebol português. A equipa que vencer três, dos cinco jogos a realizar, manter-se-á na competição. O primeiro jogo entre as duas equipas realiza-se na cidade dos estudantes.
Barreirense sofre derrota pesada em Coimbra
O Barreirense sofreu em Coimbra mais uma pesada derrota no jogo que disputou com a Académica. Voltou a sofrer mais de 100 pontos e ficou a 55 do seu adversário, facto que revela uma grande falta de agressividade em termos ofensivos e muita permeabilidade na zona defensiva. Em suma, foi um jogo sem história porque os estudantes andaram sempre na frente do marcador, com se pode constatar pelos parciais de 29-18, 29-6, 34-23 e 19-9.
Os jogadores do Barreirense que mais se destacaram foram Miguel Correia com 17 pontos, cinco ressaltos, outras tantas assistências e três roubos de bola e Ian Kinard com 17 pontos, cinco ressaltos e duas assistências.
Em função dos resultados registados na fase regular Barreirense e Maia Basket descem de divisão, Ovarense, Académica, Galitos Barreiro e Esgueira disputam o playout e Sporting, FC Porto, Imortal, Benfica, Oliveirense, Lusitânia, CAB Madeira e Vitória de Guimarães vão disputar o play-off que determina o campeão.