Filipe Marques, atleta do Sporting, que teve o seu início nas camadas de formação do movimento associativo da Amora, mais precisamente na Associação Naval Amorense, e residente no concelho do Seixal, conquistou a medalha de ouro na Taça do Mundo de Paratriatlo, prova disputada na distância sprint, mais concretamente 780 metros a nadar, 22km de ciclismo e 5km de corrida.
A competição contou com cerca de 60 atletas de sete categorias pertencentes a diversas nacionalidades, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Hungria, Grã-Bretanha e África do Sul, entre outras. Filipe Marques, na categoria PTS5, fez a prova isolado do início ao fim, sempre a conseguir vantagem desde o primeiro momento.
O paratriatleta nacional, que tinha conquistado em Setembro a medalha de bronze no Campeonato da Europa 2021 em Valência, Espanha, regressou agora ao pódio, subindo desta vez à primeira posição da Taça do Mundo, que se disputou em Alhandra.
No final da prova, visivelmente satisfeito, o paratriatleta disse: “Foi a minha primeira vitória internacional, era algo que desejava muito”.