28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioDesportoAgressões cobardes de ‘adeptos’ a jogadores envergonham Vitória

Agressões cobardes de ‘adeptos’ a jogadores envergonham Vitória

“Elementos que iniciaram desacatos estão identificados e levaremos caso até às últimas consequências”, lê-se no comunicado

 

- PUB -

O Vitória FC, actual líder isolado da série D do Campeonato de Portugal, voltou esta semana a estar em destaque na imprensa desportiva nacional pelos piores motivos. O jogo de domingo que os sadinos fizeram na casa do Vasco da Gama da Vidigueira, a contar para a 20.ª jornada da prova, ficou manchado pelas “agressões cobardemente perpetradas, por parte de alguns ‘adeptos’ (sadinos), a vários jogadores e elementos da equipa de futebol”, após o apito final de uma partida que terminou empatada (0-0).

Em comunicado publicado esta terça-feira nos canais de comunicação dos vitorianos, os responsáveis do clube asseguram que “jamais o Vitória Futebol Clube tolerará comportamentos violentos, antidesportivos e que a todos profundamente nos envergonham”, escreveram, acrescentando que “os elementos que iniciaram os desacatos, desonraram os nossos valores e mancharam o bom-nome e a história do nosso clube estão perfeitamente identificados”.

O texto em que a direcção se compromete a levar o caso “até às últimas consequências” refere ainda que advirá dos incidentes um castigo que em nada abonará a equipa. “Logicamente, não apenas não nos revemos nestas condutas nefastas, como tudo faremos para erradicá-las do nosso seio. Mais, como é natural, cabe também frisar que perante estes comportamentos, relatados em conformidade pelo árbitro, caberá uma punição ao Vitória – prejudicado assim duas vezes pelos mesmos acontecimentos”.

- PUB -

Nesse sentido, de forma a evitar que cenas como as que se passaram no Alentejo no passado domingo não ocorram de novo, serão “tomadas providências para que cenas como as que aconteceram na Vidigueira não mais se repitam – não no Bonfim, não em qualquer recinto desportivo no qual compita o Vitória. Fazemos eco da necessidade de erradicar este tipo de comportamento do desporto em geral, do futebol em particular, e do Vitória imperativamente”.

Em relação aos adeptos vitorianos que acompanham a equipa nas deslocações fora de portas e estiveram presentes na Vidigueira, o comunicado sublinha que “não confunde o trigo com o joio”. “Domingo no Campo Municipal da Vidigueira estiveram presentes centenas de adeptos do Vitória. Como tem sido aliás apanágio em todas as jornadas em que nos deslocamos à casa dos nossos adversários, tivemos, das vozes e do colorido daquelas bancadas, a certeza de que não fazemos sozinhos este trajecto”.

E acrescentam: “Queremos agradecer aos adeptos. Àqueles que, em qualquer lugar e em todos os momentos – contra ou a favor da estrutura, concordando ou não com as opções tomadas pela equipa técnica, satisfeitos ou desiludidos com as prestações desportivas, e revendo-se ou estando profundamente contra as decisões de quem está à frente do clube – são Vitória, respiram Vitória e respeitam o Vitória”, lê-se no comunicado que começa por dizer que o mesmo foi elaborado “após período de reflexão e na sequência de várias reuniões entre os diferentes departamentos, de forma a avaliar os acontecimentos do final do jogo”.

- PUB -

 

Apelo a demonstração inequívoca de apoio aos jogadores no sábado

 

O clube, que garante que o silêncio que houve entre domingo e a noite terça-feira (aquando da publicação do comunicado) foi “propositado e intencional de forma expor de forma clara a verdade dos factos“, refere que os tristes episódios ocorridos no domingo não desviam o clube do seu objectivo. Para haver sucesso no final da temporada, o apoio dos adeptos é crucial, vincam, acrescentando que “ser Vitória, respirar Vitória e respeitar o Vitória passa por acreditar na liberdade de nos manifestarmos, mas sobretudo no reforço dos limites que existem para o fazer”.

“Temos a absoluta certeza de que não fazemos sozinhos este trajecto. Por isso, apelamos a uma demonstração inequívoca de apoio a todo um grupo de jogadores que enverga condignamente este símbolo, trabalhando diariamente com um objectivo muito claro, e que demonstrou uma vez mais um carácter e união ímpares numa reacção conjunta de defesa dos seus”, dizem, finalizando com uma alusão ao encontro da 21.ª jornada, no Estádio do Bonfim, com o Sintrense. “Sábado, seremos todos contra 11. Nós por vocês, vocês por nós”.

Depois de duas jornadas sem vencerem no campeonato – derrota caseira 1-0 com o Lusitano de Évora e empate (0-0) no reduto do Vasco da Gama da Vidigueira – os comandados de José Pedro estão determinados em reencontrar-se com os golos e com os triunfos. Na recepção ao conjunto de Sintra, actual 4.º classificado da série D com os mesmos 34 pontos do Lusitano de Évora (3.º), o foco do Vitória está nos três pontos e na consolidação do 1.º lugar da tabela que ocupam com 42 pontos, mais dois que o perseguidor Moncarapachense.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -