2 Dezembro 2023, Sábado
- PUB -
InícioDesporto“Heliardo tem perfil de capitão de equipa e é muito mais do...

“Heliardo tem perfil de capitão de equipa e é muito mais do que mostra dentro do campo”

Após debelar lesão, jogador estreou-se a marcar pelos sadinos na goleada ao Barreirense

 

- PUB -

 

Quase três meses depois de ter sido anunciado como reforço, o avançado Heliardo estreou-se no domingo a marcar com a camisola do Vitória. Um pontapé portentoso de primeira com o pé esquerdo, após assistência de Tiago Nascimento, fechou as contas da goleada (4-0) aplicada ao Barreirense. No Bonfim, todos esperam que este seja o primeiro golo de muitos que o brasileiro vai fazer ao serviço dos sadinos.

Quando no passado dia 22 de Agosto foi anunciada a aquisição do atacante, de 31 anos, o treinador José Pedro sabia quais as mais-valias que o atleta poderia representar no plantel. “Identificámo-lo e quisemos que fosse mais uma opção para nos ajudar. Pela sua estatura e pelo seu percurso, é um jogador de referência na frente. Poucos avançados conseguem fazer golos deste nível”, disse em alusão ao golaço apontado pelo atacante no Estádio do Bonfim.

- PUB -

Além das qualidades que mostra ter em campo, o timoneiro dos setubalenses não descura as características que Heliardo tem fora das quatro linhas. “Não é um elemento só importante pelo que nos dá dentro do campo, mas também pela influência que tem no balneário. É daqueles jogadores que os treinadores gostam de ter, jogando ou não. Tem sempre uma aura muito positiva e transmite essa força nos treinos a todo o grupo de trabalho”.

Não menos importante pare José Pedro é o facto de o brasileiro ser um líder nato que se evidencia pelas qualidade humanas. “Do meu ponto de vista, tem perfil de capitão de equipa e é muito mais do que mostra dentro do campo. Essa é a parte mais importante, mas também me interessa muito a componente humana que o Heliardo tem. No balneário dá-nos muito também”, sublinha o líder da equipa que joga domingo (15 horas) na casa do Juventude de Évora.

O treinador não esconde a satisfação por o clube ter ido buscar o atleta que chegou a Portugal em 2016 para jogar no Tondela, que disputava a 1.ª Liga, e na temporada passada representou o Penafiel embora não tenha disputado qualquer jogo oficial pelo conjunto duriense na 2.ª Liga. “Foi muito termos conseguido ir buscá-lo. Pode ajudar-nos em situações menos positivas que possamos ter no jogo, ajudando-nos com a sua capacidade de finalização”.

- PUB -

José Pedro não tem dúvidas de que só os problemas físicos impediram Heliardo de dar nas vistas no Vitória mais cedo. “Chegou ao clube condicionado e essa lesão levou-nos a ter de recuperá-lo fisicamente para estar apto o mais rapidamente possível. Foi paciente e voltou a jogar, depois ressentiu-se num jogo-treino e tivemos de gerir a situação com pinças até ao Sintrense”, explicou o técnico.

Em relação ao futuro, o treinador acredita que o avançado vai ser, tal como os seus colegas de posição, fulcral no desempenho da equipa e no cumprimento dos objectivos definidos. “No campo, tal como os outros avançados, Zequinha, Tuga e Catarino, esperamos que tenha mais oportunidades de concretizar quando são servidos pelos colegas”, disse após o encontro de domingo com o Barreirense.

 

“Espero estar livre de lesões para ajudar o Vitória”

 

No final do encontro, em declarações ao Instagram do clube, Heliardo confessou a sua alegria pelo primeiro golo marcado ao serviço dos setubalenses, depois do período complicado que viveu devido a lesões. “Sinto-me muito feliz e agradeço a Deus. Vivi um período muito complicado. Voltei a jogar e depois tive outra lesão, momentos que são muito difíceis na vida dos jogadores”.

Sobre o encontro com o Barreirense, o avançado considera que o resultado reflecte o domínio que a equipa teve no jogo. Fomos intensos desde o início do jogo. O ‘mister’ salientou a importância de começarmos bem. Os golos começaram a surgir e a equipa soltou-se mais. Fico feliz pela partida e desejo que continuemos a melhorar e a fazer mais jogos assim”, vincou o brasileiro.

Heliardo fez questão de agradecer a todos os que o ajudaram nos últimos meses. “Fico emocionado porque a minha esposa veio ver o jogo ao estádio e está comigo a batalhar todos os dias para sermos felizes. Agradeço também ao ‘mister’ pela oportunidade e aos jogadores que têm sido incríveis comigo desde que cheguei. Espero estar livre de lesões para estar cada vez melhor e poder ajudar o Vitória”.

Recorde-se que depois de ter ingressado no Tondela em 2016/17, época em que que fez 16 jogos marcou dois golos, Heliardo conseguiu na temporada seguinte, ainda no emblema beirão, voltar a  marcar dois golos, mas em 25 jogos. A melhor época em Portugal aconteceu em 2021/22, quando foi cedido pelo Arouca – clube em que jogo em 2018/19 e 2019/20 – ao Varzim  e marcou 10 golos em 32 partidas, evidenciando a sua importância como goleador.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Homem sofre ataque psicótico e entra na escola D. João II em Setúbal

Suspeito levava um instrumento musical grande. Não foi detido e foi encaminhado pela polícia para o hospital

Empresa de móveis em Palmela em chamas

Incêndio deflagrou durante a tarde de hoje. Mais de 50 operacionais estão no local

Intervenções arqueológicas revelam 21 esqueletos no centro da cidade

Está a decorrer uma investigação no antigo imóvel da Deltagas que pode ajudar a desvendar um antigo cemitério
- PUB -