1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoJoão Marouca quer fazer de 2023/24 a época da sua afirmação no...

João Marouca quer fazer de 2023/24 a época da sua afirmação no Vitória

Só Zequinha (5) soma mais golos que o jogador que enverga a camisola sadina desde 2013/14

 

- PUB -

Aos 23 anos, João Marouca quer fazer de 2023/24 a sua época de afirmação no Vitória. Depois de na temporada transacta ter sido uma das peças-chave na caminhada que levou a equipa B ao título de campeão distrital da 2.ª divisão da Associação de Futebol de Setúbal, o médio foi promovido à equipa principal e tem estado em destaque nos jogos de preparação em que é o segundo melhor marcador, com quatro golos, apenas um atrás do capitão Zequinha.

Com um total de quatro êxitos nos cinco testes realizados até ao momento pelos comandados de José Pedro, João Marouca, de 23 anos, marcou em três desses jogos, ficando apenas em branco com o Atlético e os sub-23 do Torreense. Primeiro fê-lo na goleada (6-0) aplicada aos sub-23 do Estoril, depois no triunfo (2-0) sobre o Mafra e, na terça-feira, bisou na vitória, por 4-2, sobre a equipa sub-19.

As qualidades do atleta não são uma novidade para quem acompanhou o seu trajecto na época anterior no Vitória B, competição em que apontou 18 golos em 25 partidas. O bom desempenho do médio no plantel então liderado por Paulo Martins, treinador que também foi no mês passado promovido à equipa principal para ser adjunto de José Pedro, levou os responsáveis pelos seniores a integrá-lo na equipa que participa no Campeonato de Portugal (CdP).

- PUB -

Foi precisamente nessa prova, que em 2020/21 era o terceiro escalão do futebol nacional, que João Marouca se tinha estreado com a camisola da principal dos verdes e brancos. Com o treinador Alexandre Santana ao leme da equipa, o jogador efectuou 10 partidas (nove no CdP e uma na Taça de Portugal) e apontou, na altura com 20 anos de idade, um golo na goleada (4-0) ao Juventude de Évora, a 23 de Dezembro de 2020.

Nas temporadas anteriores, o médio ofensivo que está há uma década consecutiva ao serviço do Vitória tinha dado nas vistas na equipa de sub-23 (Liga Revelação) e nos juniores (sub-19). Em 2019/20 fez 21 jogos e marcou três golos pelos sub-23, enquanto nas temporadas 2017/18 e 2018/19, ambas pelos juniores, marcou sete golos em 22 partidas e 10 em 36, respectivamente.

Nascido em Almada a 14 de Abril de 2000, João Marouca começou a jogar futebol no Monte Caparica em 2008/09, tendo logo na época seguinte ingressado no Benfica, clube onde esteve dois anos. Seguiram-se duas temporadas no Belenenses e chegou ao Bonfim em 2013/14. No Vitória concluiu a sua formação e iniciou-se no futebol sénior onde acalenta a esperança de se impor na temporada, cujo primeiro jogo oficial está agendado para 20 de Agosto diante do Louletano.

- PUB -

Teste com Benfica B no sábado

Antes da estreia no Campeonato de Portugal, o treinador José Pedro vai continuar a afinar a máquina nos treinos que ainda tem pela frente e nos jogos de preparação que a sua equipa vai realizar até à partida – cuja data e adversário ainda não foram revelados – em que se apresentará oficialmente aos seus adeptos no Estádio do Bonfim. Antes desse momento em Setúbal, o Vitória vai defrontar o Benfica B, no Seixal, no próximo sábado, pelas 19 horas.

Frente à equipa da II Liga, treinada pelo antigo jogador do Vitória Nélson Veríssimo, os sadinos vão ter pela frente, em teoria, o adversário mais exigente dos jogos de preparação que fez até ao momento. Na partida que vai decorrer à porta fechada no Benfica Campus, as águias realizam um dos seus derradeiros testes antes da estreia no campeonato, no fim-de-semana seguinte, com o Mafra.

 

JOGOS DE PREPARAÇÃO

 

Data   Local    Adversário               Result.  Marcadores
22/07  Bonfim  Atlético CP                 0-1 (D)  ——-
26/07  Bonfim  Estoril (sub-23)          6-0 (V)  Zequinha (3), Marouca, Sequeira e T. Nascimento
28/07  Palmela Mafra                        2-0 (V)  Diogo Balau e Marouca
01/08  Palmela Torreense (sub-23)   6-2 (V)  Zequinha (2), Sequeira (2), Flavinho e G. Maria
01/08  Palmela Vitória (sub-19)         4-2 (V)  Ézio Pinto, Marouca (2) e T. Nascimento
05/08  Seixal     Benfica B                 ?-?
- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -