8 Maio 2024, Quarta-feira

Meninas do Sado inscrevem o seu nome a letras de ouro na história do Vitória

Meninas do Sado inscrevem o seu nome a letras de ouro na história do Vitória

Meninas do Sado inscrevem o seu nome a letras de ouro na história do Vitória

Relvado do Estádio Abel Alves Figueiredo, em Santo Tirso, foi palco da festa sadina

 

Quase 400 quilómetros separam o Estádio do Bonfim do Estádio Abel Alves Figueiredo, em Santo Tirso, mas a distância em nada enfraqueceu a festa rija que a equipa de futebol feminino do Vitória fez na tarde de domingo, após conquistar o título de campeão nacional da 3.ª Divisão. Após terem vencido o Tirsense, em Setúbal, por 3-0, no jogo da primeira mão da final, as sadinas confirmaram o favoritismo na casa do adversário ao empatar (1-1), permitindo o triunfo acumulado categórico de 4-1 na final da competição.

 

 

O feito histórico das Meninas do Sado, na época em que o clube se estreou na prova e conseguiram o registo impressionante de 21 triunfos e três empates em 24 jogos na prova (107 golos marcados e 18 sofridos), ficou devidamente registado para a posteridade em imagens que irão perdurar no tempo e na memória de todos aqueles que protagonizaram e contribuíram, de forma directa e indirecta, para a conquista de mais um troféu para o palmarés do clube fundado a 20 de Novembro de 1910.

Depois de ontem O SETUBALENSE ter trazido na primeira página do jornal a fotografia que capta o momento em que a capitã Carla Cardoso, ladeada pelas colegas de equipa em êxtase, ergueu a taça, hoje publicamos outras imagens, que foram difundidas pelo Vitória nas suas redes sociais, que comprovam a expressão popular de que “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Imagens de abraços, pulos, gargalhadas, jogadoras a beber champanhe pela taça, ‘selfies’, vídeos captados pelos telemóveis, braços erguidos ao céu que fazem ‘V’ de Vitória, jogadoras, treinadores, ‘staff’, dirigentes e adeptos rodeados por fumos verdes e sempre com a taça por perto e até atletas sorridentes a simularem estar a ser embaladas por um sonho de que não querem acordar transmitem bem o ambiente vivido no relvado do Estádio Abel Alves Figueiredo.

Recorde-se que o Vitória conquistou o título da 3.ª divisão do Campeonato Nacional Feminino de Futebol, ao empatar (1-1) no segundo jogo da final com o Tirsense, tendo Lígia Deitado, na marcação de uma grande penalidade, no decorrer do segundo tempo, sido a marcadora de serviço da equipa verde e branca. O empate do Tirsense chegou depois, mas o histórico emblema sadino, que já tinha semanas antes garantido a subida à 2.ª Divisão Nacional, levantou um dos mais importantes troféus do futebol feminino em Portugal.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), fez questão de deixar uma mensagem de parabéns ao clube pela conquista do troféu. “Felicito o Vitória Futebol Clube pelo título de campeão de futebol feminino da 3.ª Divisão, troféu que enriquece o vasto património do histórico emblema sadino. No final de uma competição exigente, o Vitória FC colocou a cereja no bolo ao derrotar na final o FC Tirsense. Parabéns pois às atletas do Vitória FC, bem como à equipa técnica, ‘staff’ e direcção e a todos os sócios e adeptos do clube”, lê-se na nota publicada na página oficial da FPF.

Também na página oficia da respectiva instituição, quem também fez questão de assinalar o feito das sadinas foi o presidente da direção da Associação de Futebol de Setúbal (AFS), Francisco Cardoso, que presenciou o jogo decisivo e partilhou o momento da cerimónia oficial de entrega das medalhas e do troféu às campeãs vitorianas, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol.

“A direcção da Associação de Futebol de Setúbal felicita, com especial entusiasmo e orgulho institucional, o Vitória, numa saudação extensível a dirigentes, atletas, técnicos e associados do emblema, pela brilhante e inédita conquista do prestigiado título de Campeão Nacional 2022/2023 da III Divisão. Com esta conquista, o Vitória reforça um lugar de particular destaque na história da AFSl e reafirma o desenvolvimento, promoção e o crescimento do futebol feminino no nosso distrito”.

Partilhe esta notícia
- PUB -