27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesporto“A minha saída nada tem de misterioso porque nunca fui o treinador...

“A minha saída nada tem de misterioso porque nunca fui o treinador principal”

Paulo Catarino, ex-técnico do Comércio Indústria considera que o seu contributo estava esgotado e que a sua vida é mais importante que ser treinador de futebol.

 

- PUB -

A saída de Paulo Catarino do comando técnico da equipa alvinegra, que está a realizar um excelente campeonato, causou alguma surpresa na opinião pública.

Com o objectivo de esclarecer o que de facto se passou, O SETUBALENSE convidou o ex-treinador da equipa sadina a falar sobre o assunto.

Quer explicar porque deixou o comando técnico do Comércio Indústria?

- PUB -

A minha saída não tem nada de misterioso porque nunca fui o treinador principal, apenas fazia parte de uma equipa técnica de 5 ou 6 elementos. Como tal, e para que fique esclarecido na opinião pública, nada do grande trabalho que o Comércio tem feito é da minha responsabilidade. A metodologia de treino e a ideia de jogo é tudo fruto da grande competência da pessoa que é o responsável máximo da equipa técnica, mesmo que o seu nome não conste na ficha de jogo. A minha saída acontece porque senti que o pouco contributo que dei estava esgotado e na minha vida tudo é mais importante que ser treinador de futebol. Algumas preocupações a nível de saúde também contribuíram para a minha decisão, assim como o facto de ser treinador amador e ter que pensar em outros caminhos que não o futebol.

 

Considera positiva a sua passagem pelo clube?

- PUB -

Sim, considero. O Comércio Indústria é um clube de que gosto muito e tem pessoas fantásticas. Por isso, aproveito para agradecer a todos com quem convivi diariamente pela forma como sempre me trataram, desde os elementos da equipa técnica que estiveram e saíram; Jorge Arruda e Bruno, e até os que estão, Laurentino, Daniel, Caneco e Rijo, passando pelos directores António, Valdo e Cancela, o João do corpo clínico, o grande Zé sempre disponível para tudo, a Susana da rouparia, até ao presidente Vítor Augusto e ao grande Tavira por tudo o que tem feito no clube. Um agradecimento especial à pessoa que me convidou para o acompanhar, ele sabe quem é. E também aos jogadores que são miúdos extraordinários carregados de qualidade humana e futebolística.

 

O campeonato está a entrar na fase derradeira. É da opinião que tudo se vai decidir entre Comércio e Barreirense porque o Olímpico já está longe?

À partida já se antevia uma luta entre os três da frente. O Barreirense tem uma excelente equipa técnica, um orçamento para ter os excelentes jogadores que tem. O Montijo igual, e o Comércio já com dois ou três anos a ficar no top 3 que precisou de alguns retoques no início da época para poder estar onde está hoje. Mas existem muitas outras equipas no campeonato com excelentes jogadores e equipas técnicas que trabalham bem e por isso cada jogo é muito difícil de ganhar. Penso que será uma luta a três, há duas semanas atrás o Comércio estava a oito pontos e hoje está a depender apenas de si próprio. Este pode ser o ano do Comércio e seria muito justo porque sei o que esta equipa trabalha todos os dias, sei o carácter que todos eles têm, sei o sonho que todos carregam e como tal eles e a equipa técnica actual merecem sem dúvida tudo o que de bom acontecer.

 

Depois de ter sido adjunto no Torreense, Oriental Dragon e Amora, teve agora no Comércio Indústria a sua primeira experiência como treinador principal. É nesta situação que pretende continuar no futebol?

Foram experiências fantásticas em todos eles. No Torreense, três anos com o mister Rui Narciso, trabalhei com atletas como o Eustáquio e o Esgaio entre outros que hoje estão em patamares mais elevados. No Oriental Dragon, sob a liderança do mister Edmundo construímos um excelente grupo que não deu a mínima chance aos adversários de discutir a subida connosco. E no Amora com o mister Sandro Mendes foi feito um trabalho enorme em que falhámos a fase de subida no pormenor mas onde os adversários muitas vezes reconheceram que o Amora era a equipa que melhor jogava. Como já referi não era o treinador principal do Comércio Indústria e, muito sinceramente, não tenho essa ambição, porque sei bem que a minha forma de estar no futebol tem pouco ou nada a ver com a generalidade das pessoas que hoje andam por lá. Eu já referi muitas vezes que não mudo a minha forma de estar no futebol por nada, nem ninguém. Se não couber no futebol da forma que sou, prefiro nem fazer parte dele. O futebol não é vida ou morte é apenas um jogo que tem três resultados possíveis pelos quais podes lutar em todos eles. Não procuro ser o melhor treinador do mundo, mas sim a melhor pessoa do mundo, isso sim vale a pena e faz-me feliz.

 

Há algo mais que queira acrescentar?

Deixar apenas mais uma palavra aos atletas, a todos eles. Acreditem em vocês como acreditaram sempre, nunca ponham em causa o vosso valor enquanto atletas e homens e continuem a treinar da forma fantástica como o fazem todos os dias, vão falhar muitas vezes mas vão acertar muitas mais e no final fazem-se as contas. Obrigado pelo respeito e pelo carinho que sempre tiverem comigo. Serei o primeiro a ficar felicíssimo se atingirem o vosso objectivo e serei o primeiro a dar-vos um abraço se por acaso o objectivo não for conseguido.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -