20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoVitória busca três pontos em Alverca para fugir aos últimos lugares...

Vitória busca três pontos em Alverca para fugir aos últimos lugares da Liga 3

Sadinos levam vantagem no confronto directo com ribatejanos: nove triunfos, três empates e uma derrota em 12 jogos

 

- PUB -

 

A cinco jornadas do final da fase regular da série B da Liga 3, só os mais pessimistas podiam antever no início da época que o Vitória estaria a lutar pela fuga aos últimos lugares da tabela. É precisamente nessa condição que os sadinos se vão apresentar em campo domingo, pelas 19 horas, no reduto do Alverca, adversário sobre quem os sadinos levam clara vantagem no confronto directo.

Nas 12 ocasiões em que os dois clubes mediram forças, em confrontos travados desde 1995 em diferentes competições (2.ª Divisão de Honra, I Liga, Taça de Portugal e, mais recentemente, Liga 3), o domínio dos vitorianos é arrasador. Os números confirmam-no: nove triunfos dos verdes e brancos, dois empates (o último deles, 1-1, no último duelo entre ambos na primeira volta da prova) e apenas uma derrota, por 1-0, que remonta à temporada de 1998/99.

- PUB -

Hoje a realidade é bem diferente. Com apenas um triunfo obtido nas 11 jornadas anteriores da Liga 3 (2-1 ao Fontinhas), o mau momento é uma realidade que foi confirmada nos dois últimos desaires diante do Moncarapachense (2-3 no Bonfim) e Oliveira do Hospital (3-1 em Tábua). O péssimo desempenho recente não impedem os comandados de Luís Loureiro de estarem determinados a conquistar os três pontos com os ribatejanos, que ocupam a 5.ª posição e estão na luta pela passagem à fase de subida.

Nem o facto de contabilizarem apenas uma vitória nos oito encontros realizados fora de portas – 1-2 ao Moncarapachense na 5.ª jornada efectuada a 8 de Outubro de 2022 – afecta a confiança de vencer no Complexo Desportivo de Alverca, local de onde os sadinos guardam boas memórias da última vez em que aí jogaram, em 8 de Dezembro de 2021, dia em que ganharam de forma categórica, por 0-3.

No duelo da 11.ª ronda da temporada transacta, também a contar para a Liga 3, a vitória sadina começou a ser construída logo aos dois minutos, altura em que Frédéric Mendy inaugurou o marcador. Nesse final de tarde, o avançado guineense foi a figura do encontro ao bisar já na recta final do encontro, fechando as contas do marcador. Pelo meio, José Varela, jogador que ao contrário de Mendy ainda está no plantel, tinha feito o 2-0 dos sadinos.

- PUB -

Refira-se que do onze então utilizado pelo treinador Pedro Gandaio, que agora integra a equipa técnica liderada por Jorge Jesus nos turcos do Fenerbahçe, apenas o médio Daniel Carvalho e o avançado José Varela se mantêm no plantel. Diogo Sequeira e Rodrigo Mathiola, atletas que também permanecem no Bonfim, foram suplentes utilizados num duelo em que o atacante Zequinha não esteve disponível devido a lesão.

Na partida de domingo, além do capitão Zequinha e do colombiano Camilo Triana, quem vai estar encarregado de atacar a baliza contrária é o reforço Rúben Araújo, jogador que foi cedido pelo Leixões, da II Liga, ao Vitória até ao final da época. O atleta, de 24 anos, que na última jornada tinha sido lançado diante do Oliveira do Hospital aos 74 minutos (substituiu Filipe Oliveira), vai ao seu segundo jogo pelos sadinos tentar estrear-se nos golos.

Depois do encontro deste domingo em Alverca, o Vitória ficará ainda com quatro jogos por realizar na fase actual do campeonato. O primeiro, a 19 de Fevereiro, será no Bonfim com a Académica. Segue-se uma deslocação a Queluz a Monte Abraão para defrontar o Real, a 26 de Fevereiro. A 5 de Março, será a vez do Belenenses jogar em Setúbal, partida que antecede a derradeira ronda na casa do vizinho Amora (11 de Março).

Os responsáveis vitorianos informam os adeptos que os interessados em assistir ao encontro no Complexo Desportivo de Alverca podem adquirir, pelo preço de 10 euros, os bilhetes no recinto dos ribatejanos. O clube recorda também que a partida pode ser acompanhada na transmissão televisiva que tem lugar no Canal 11 ou no Facebook do Vitória.

 

Sub-15 tiveram acção de formação

 

Entretanto, o Departamento de Futebol de Formação do Vitória voltou a promover esta semana uma acção de formação, destinada aos jogadores do escalão de sub-15, em que foram abordadas temáticas relacionadas com a integridade das competições, as apostas desportivas e o ‘match fixing’ (jogos combinados), as quais incluem, igualmente, uma destacada abordagem sobre a importância dos Direitos Humanos no Desporto.

A acção, em que também participaram os respectivos encarregados de educação dos jovens atletas, dirigentes e treinadores, permitu reforçar o envolvimento do Vitória no âmbito do processo de certificação de entidade formadora 4 estrelas. Na nota publicada nas redes sociais do clube, os sadinos fizeram questão de agradecer à Associação de Futebol de Setúbal e ao orador João Valério “pela disponibilidade demonstrada, pela transmissão dos valores que devem imperar na actividade desportiva e na série de alertas sobre a problemática das temáticas apresentadas aos nossos jovens jogadores vitorianos”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -