18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesportoNeemias Queta considerado a Personalidade do Ano de 2022

Neemias Queta considerado a Personalidade do Ano de 2022

Jovem atleta, do Vale da Amoreira, foi indicado pela FPB na 26.ª Gala do Desporto, após estreia pela Seleção Nacional

 

- PUB -

Neemias Queta foi considerado Personalidade do Ano de 2022 pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FBP). O nome do jovem atleta de 23 anos, do Vale da Amoreira, foi indicado pela FPB para a 26.ª Gala do Desporto, da Confederação do Desporto de Portugal, após um ano em que somou algumas actuações na NBA e em que se estreou pela Seleção Nacional sénior, com contributo em duas vitórias. O jovem fez história ao tornar-se o primeiro português a entrar na NBA, considerada a melhor Liga de Basquetebol do mundo.

Queta começou o seu percurso no basquetebol aos 10 anos, ao serviço do Futebol Clube Barreirense, emblema que representou durante oito épocas. Nessa altura transferiu-se para o Sport Lisboa e Benfica, onde permaneceu na época 2017-18.

Logo na temporada seguinte rumou aos EUA para representar, durante três anos, o Utah State University. Já noutro continente foi considerado Mountain West Freshman of the Year, em 2019, e Mountain West Defensive Player of the Year, em 2019 e 2021. Também em 2021, integrou a First-team all-Mountain West e foi Naismith Defensive Player of the Year Finalist.

- PUB -

Este percurso levou a que se tornasse no primeiro português a ingressar na NBA. Foi seleccionado na 39.ª posição do draft de 2021 pelos Sacramento Kings, realizando a sua estreia a 17 de Dezembro desse ano. Nessa temporada representou a equipa num total de 15 jogos e somou outras quatro aparições na presente época. Ao serviço dos Sacramento Kings venceu a NBA Summer League em 2021, um torneio de Verão que já escapava ao clube californiano desde 2014. Uma vez que é detentor de um “Two-Way contract”, também representa os Stockton Kings na G League, liga de desenvolvimento da NBA.

Relativamente à seleção das quinas, representou a Seleção Nacional de sub-18 em 2017 e a Seleção Nacional de sub-20 em 2018 e 2019, ano em que Portugal se sagrou campeão europeu da Divisão B, tendo integrado o cinco ideal da prova. Mais recentemente, em Agosto do ano passado, fez a sua estreia na principal Seleção Nacional sénior, na Pré-Qualificação para o EuroBasket 2025, contribuindo para as vitórias frente à Roménia e a Chipre.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -