19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoGDESSA reforçou-se com duas americanas, uma alemã e uma portuguesa

GDESSA reforçou-se com duas americanas, uma alemã e uma portuguesa

Competições só começam em Outubro mas os calendários da Liga Feminina, Proliga e 1.ª Divisão Masculina já são conhecidos.

 

- PUB -

As competições nacionais de Basquetebol ainda estão longe mas a Federação já realizou os sorteios dos principais campeonatos, nomeadamente da Liga Feminina, Proliga e 1.ª Divisão Masculina que contam com a participação de equipas da nossa região.

Na Liga Feminina vai estar o GDESSA, na Proliga participam o Galitos, Barreirense e Basket de Santo André e na 1.ª Divisão Masculina vão estar o Montijo Basket, o Scalipus e o Basket Almada.

A informação relativa às equipas ainda é escassa mas em relação ao GDESSA já podemos adiantar alguns pormenores. De saída para Espanha está aquela que era a capitã de equipa, Leonor Serralheiro, após cerca de 20 anos a representar o clube. Mas em contrapartida a formação do Barreiro já anunciou a contratação de Sara Ressurreição que jogava no Vitória de Guimarães, da alemã Britta Daub e das americanas Krystal Freeman e Erykah Russel. No clube vão continuar da época passada Nikole Quaresma (que foi promovda), Leonor Gonçalves, Inês Capela, Rita Rodrigues, Miriam Umabano, Joana Lopes, Marta Junho e Maianca Umabano, que vai assumir o papel de capitã de equipa.

- PUB -

Mariana Ferreira, ex-jogadora do clube, assume as funções de fisioterapeuta; Teresa Rodrigues, que é novidade no clube, será a treinadora adjunta e Ricardo Oliveira continua como treinador principal, referindo a propósito que é uma “responsabilidade acrescida, depois de uma época positiva. Temos o objectivo de manter a competitividade demonstrada, assente na formação do clube”.

O GDESSA começa o campeonato a jogar em casa, no dia 2 de Outubro com a Escola Fernando Franco e no dia 5 defronta o CAB Madeira.

Relativamente às competições masculinas, na Proliga o Barreirense recebe o Basket de Santo André no dia 16 de Outubro, às 15 horas, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho em jogo a contar para a primeira jornada, e o Galitos desloca-se ao Restelo para defrontar o Belenenses, no dia anterior também pelas 15 horas, no pavilhão Acácio Rosa.

- PUB -

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão que começa no mesmo fim-de-semana, na zona sul, o Scalipus recebe na jornada inaugural a Academia do Lumiar, o Montijo Basket desloca-se ao recinto dos Salesianos de Lisboa e o Basket de Almada viaja até ao Algarve para defrontar a equipa sub-23 do Imortal de Albufeira.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -