24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioDesporto“Excelente capacidade de organização consolida Setúbal enquanto palco de eleição para...

“Excelente capacidade de organização consolida Setúbal enquanto palco de eleição para as Águas Abertas”

Campeonato Europeu de Juniores realizou-se no Rio Sado uma semana depois da Taça do Mundo

 

- PUB -

 

O Campeonato Europeu de Juniores em Águas Abertas, que decorreu no fim-de-semana em Setúbal, foi um sucesso. A contribuir para o êxito da prova de natação, que decorreu pela primeira vez em Portugal, esteve a capacidade organizativa do município sadino que tem ao longo dos anos consolidado as competições que decorrem no Rio Sado como referências internacionais.

Quem o diz é António Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação que está actualmente também à frente da Liga Europeia de Natação (LEN), organizador do Campeonato Europeu de Juniores em Águas Abertas. “Estava na altura de dar o salto para receber outra prova internacional, a qual realça a excelente capacidade de organização e consolida Setúbal enquanto palco de eleição para as águas abertas”.

- PUB -

Para Luís Liberato, director de departamento da Câmara Municipal de Setúbal com a área do Desporto, as características naturais de excelência da região contribuem para as condições únicas existentes. “O espaço natural de Setúbal não é repetível em muitos lugares. O estuário, apesar de estar sujeito a ventos junto ao Atlântico, é muito protegido [pela Arrábida], ao contrário de outros locais da costa portuguesa”, vincou.

António Silva concorda com o responsável da autarquia e lembra que as adversidades climatéricas e a ondulação mais intensa fazem parte desta disciplina de Águas Abertas, disse em alusão às condições que os nadadores encontraram no Rio Sado. “Estão bravas, agrestes, mas isto são águas abertas e os nadadores têm de se adaptar. Obviamente, com todas as condições de segurança”.

“Setúbal é uma verdadeira prova de Águas Abertas, com ondas e correntes que são afetadas pela imprevisibilidade do tempo e que tornam o desafio mais intenso”, destacou no sábado de manhã, período em que as provas se disputaram sob condições difíceis, o director de departamento do município de Setúbal com a área do Desporto, Luís Liberato.

- PUB -

Na prova de 10 quilómetros, Mafalda Rosa, arrecadou no domingo a medalha de bronze na prova feminina, obtendo o melhor resultado entre os nadadores nacionais no Campeonato Europeu de Juniores. Campeã europeia no ano passado, em Paris, Mafalda Rosa não resistiu ao ataque desferido na última das cinco voltas pela francesa Madelon Catteau, e nos derradeiros metros da prova, para nadadores com idades entre os 18 e os 19 anos, ainda foi ultrapassada pelo sprint da húngara Mira Szimcsak, que cortou a meta um segundo antes da portuguesa.

Com 37 pontos, a selecção portuguesa terminou no 10.º lugar da classificação por equipas da competição de 10 quilómetros ganha pela Itália, com 237, seguida de Alemanha e Turquia, com 186 e 185. O Mónaco, Andorra e Estónia, fecharam esta tabela, no 21.º lugar na prova realizada a partir do Parque Urbano de Albarquel.

No mesmo local, na manhã de sábado, o turco Emir Albayrak e a alemã Julia Ackermann venceram as distâncias de cinco quilómetros, que abriram o programa desta competição inédita em Portugal, denominada LEN European Junior Open Water Championships. Na prova, que contou com mais de quatro dezenas de nadadores, de 14 e 15 anos, o representante português, Alexandre Morari, terminou no 17.º lugar, a 9m44s do vencedor oriundo da Turquia.

Na vertente feminina, o triunfo coube à alemã Julia Ackermann, que, com o tempo de 01h13m09s, bateu as turcas Sevim Supurgeci e Talya Erdogan, segunda e terceira, com mais nove e 12 segundos. A portuguesa Marta Aguilar foi 18.ª classificada, a 17m50s de Julia Ackermann.

Na tarde de sábado tiveram lugar as provas de 7,5 quilómetros, na categoria de “juniores 2”, para nadadores de 16 e 17 anos, as quais registaram dois triunfos franceses, por intermédio de Sacha Velly, vencedor em masculinos com o tempo de 1h32m46s, e de Clemence Coocordano, que garantiu a medalha de ouro em femininos com 1h46m06s.

O LEN European Junior Open Water Championships contou com a participação de mais de duas centenas de nadadores em representação de trinta países e aconteceu uma semana depois de Setúbal ter sido palco da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas, prova ganha pelo italiano Gregorio Paltrinieri e pela brasileira Ana Marcela Cunha.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -