19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoJovens promessas discutem Campeonato da Europa de Águas Abertas no Rio...

Jovens promessas discutem Campeonato da Europa de Águas Abertas no Rio Sado

Uma semana depois de acolher a primeira etapa da Taça do Mundo de Águas Abertas, Setúbal volta a ser, entre e hoje e domingo, palco de uma prova internacional da especialidade da natação no escalão de juniores. O Campeonato da Europa de Juniores em Águas Abertas conta com a participação de 167 jovens dos 14 aos 19 anos, entre eles uma comitiva portuguesa composta por 10 nadadores (cinco em masculinos e cinco em femininos).

- PUB -

Os melhores atletas jovens europeus desta disciplina da natação são esperados nesta competição, denominada LEN European Junior Open Water Championships, prova que consolida Setúbal como palco ideal de grandes eventos internacionais dos desportos náuticos. Os países com maior representação são a Itália, Alemanha, Turquia e Hungria (com 18 atletas cada), Espanha e França (12).

Luís Liberato, director do Departamento de Cultura, Desporto, Direitos Sociais, Saúde e Juventude da Câmara Municipal de Setúbal explica as razões que levaram o Rio Sado a acolher duas provas internacionais num curto espaço de tempo. “Já há muitos anos que a LEN (Liga Europeia de Natação) queria fazer um campeonato de juniores em Setúbal e nós este ano aceitámos desde que fosse em fins-de-semana consecutivos para haver uma economia de escala, uma vez que montámos bancadas e tendas que ficam para os dois eventos”.

O responsável da autarquia não tem dúvidas que o impacto da prova de juniores será diferente da competição de seniores do fim-de-semana anterior. “Falamos de públicos distintos, de jovens de 14 aos 19 anos, de 24 países europeus. É uma prova inédita em Setúbal que tem diferentes distâncias: cinco, 7,5 e 10 quilómetros e estafetas durante os três dias de prova. Além de virem mais nadadores, a outra particularidade é o facto de, por serem miúdos, atraírem também os pais. Para o turismo desportivo e para a atracção da marca Setúbal estas provas são extremamente interessantes”.

- PUB -

Instado por O SETUBALENSE a explicar as razões que contribuem para explicar o facto de Setúbal estar há mais de uma década entre as localizações que acolhem mais provas de Águas Abertas, Luís Liberato é peremptório. “Há vários factores que contribuem para a atracção de Setúbal. Para já a baía, que é única e segura. Obviamente que há outros locais no mundo e na Europa igualmente bonitos, mas quem cá chega fica deslumbrado, é um local especial”.

E acrescenta: “Depois, há a facilidade de estar de avião perto do centro da Europa. Mesmo em viagens intercontinentais, vindo da Austrália, Nova Zelândia, China, Japão ou da América, voando para os aeroportos centrais da Europa, é muito fácil chegar a Setúbal através do aeroporto de Lisboa. Há também a capacidade organizativa, que é da Câmara Municipal de Setúbal e da FPN, uma sem a outra não conseguiriam este sucesso”.

Pedro Pina, vereador que responsável pelo pelouro do Desporto na Câmara Municipal sadina, concorda com Luís Liberato no que diz respeito à consolidação do município como referência mundial em Águas Abertas. “Vamos ter em Setúbal o Campeonato da Europa de Juniores em Águas Abertas, que acontece pela primeira vez em Portugal. É um grande orgulho em receber esta importante prova europeia que atesta capacidade organizativa do município, em particular num ano marcado pelo retomar da atividade desportiva”.

- PUB -

A competição, organizada pela Liga Europeia de Natação, com a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal, decorre num circuito defronte do Parque Urbano de Albarquel. Hoje realizam-se as provas de cinco e 7,5 quilómetros, nas categorias de “juniores 1”, com atletas de 14 e 15 anos, e “juniores 2”, para nadadores com idades entre os 16 e os 17 anos.

Amanhã decorre a competição na distância de dez quilómetros, no escalão de “juniores 3”, neste caso com a participação de nadadores com idades compreendidas entre os 18 e os 19 anos. No domingo, último dia do evento realizam-se as provas de cinco quilómetros de estafetas mistas, realizadas em quatro voltas de 1250 metros, em duas competições com atletas dos 14 aos 16 anos e dos 14 aos 19 anos.

As provas são realizadas em diferentes horários, em função das marés, estando as de dia 3 agendadas a partir das 11h30 e das 17h00, respetivamente nas competições dos 5 e 7,5 quilómetros. Amanhã, a prova tem início às 17h30, enquanto no último dia, domingo, é reservado à competição de estafetas mistas, com provas às 12h00 e às 14h00.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -