16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioDesportoJornada inaugural da época 2022/23 da Liga 3 joga-se a 21...

Jornada inaugural da época 2022/23 da Liga 3 joga-se a 21 de Agosto

Primeira eliminatória da Taça de Portugal está marcada para 11 de Setembro

 

- PUB -

 

Concluída a participação do Vitória na presente edição da Liga 3, o clube começa agora a preparar a nova época, tendo em vista a o campeonato que se vai realizar em 2022/23. Depois de Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) terem acordado o calendário oficial da próxima época, os sadinos ficaram a saber que a primeira jornada da Liga 3 vai realizar-se a 21 de Agosto.

Em comparação com a temporada que agora terminou, os vitorianos entram em acção na competição uma semana mais tarde do que tinham feito em 2021, ano em que se estrearam frente ao Amora, que foi uma das quatro equipas filiadas na Associação de Futebol de Setúbal (AFS), que participaram na série B da prova juntamente com o Cova da Piedade e o Oriental Dragon.

- PUB -

Entretanto, o quarteto dar região que fez parte da primeira edição da Liga 3 ficou reduzido a um trio constituído por setubalenses, amorenses e piedenses, uma vez que o Oriental Dragon acabou por ser despromovido ao Campeonato de Portugal, depois de ter terminado na 4.ª (última) posição da série 6 da fase de manutenção atrás do Oliveira do Hospital, Real e Sporting B.

A FPF e a LPFP já anunciaram também que a primeira e segunda eliminatória da Taça de Portugal estão marcada para 11 de Setembro e 1 de Outubro, respectivamente. É certo que em ambas as competições a AFS, que não tem nenhum clube seu representado nas provas profissionais, estará representada por clubes que participam nos diferentes campeonatos, dos distritais aos nacionais (Campeonato de Portugal e Liga 3).

A final da 83.ª edição da Taça de Portugal, troféu que o Vitória conquistou por três vezes (1965, 1967 e 2005), está agendada para 4 de Junho, após o fim dos campeonatos, numa altura em que ainda vão estar em disputa os play-offs de acesso e manutenção nos dois principais escalões. Desta forma, a temporada terá quase um ano de duração: início da 31 de julho de 2022 e fim a 11 de junho de 2023.

- PUB -

Ao nível da Formação, os escalões de iniciados, juvenis e juniores também já têm a calendarização da ronda inaugural definida. A 1.ª Divisão Nacional juniores começa a 6 de Agosto, enquanto a 2.ª Divisão Nacional do mesmo escalão tem arranque a 27 de Agosto. Em juvenis, a 1.ª e 2.ª Divisão Nacional começam a 7 e a 21 de Agosto, respectivamente. A primeira jornada de iniciados joga-se a 14 de Agosto (1.ª Divisão Nacional) e 18 de Setembro (2.ª Divisão Nacional).

Apesar de não estarem representados emblemas sedeados no distrito de Setúbal, refira-se a título de curiosidade que o pontapé de saída em 2022/23 será dado na Supertaça Cândido de Oliveira a 31 de Julho. No fim-de-semana seguinte (7 de Agosto) jogar-se-á a primeira jornada da I Liga e da II Liga que vão terminar, 34 jornadas depois, em 28 de Maio de 2023.

As duas provas profissionais do futebol nacional (I e II Liga), estarão interrompidas entre o período de 13 de Novembro e 27 de Dezembro, devido à disputa do Campeonato do Mundo de 2022. Quer isto dizer que o período de preparação da Selecção Nacional antes da competição a disputar no Qatar será de 11 dias (Portugal defronta o Gana na estreia, a 24 de Novembro).

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -