5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioDesportoEspírito desportista: o jogo entre São Domingos e Seixal

Espírito desportista: o jogo entre São Domingos e Seixal

Na época 1933-34, o São Domingos teve a possibilidade de participar no Torneio de Classificação para o Campeonato de Portugal: poderiam aceder pela primeira vez a uma competição a nível nacional!

- PUB -

 

Depois de derrotar o Clube Futebol Setubalense por 6-1 e “Os 13” por 3-1, o último adversário a ultrapassar era o Seixal Futebol Clube (quem ganhasse o encontro tinha a final definitiva com o Almadense). O jogo foi marcado para o dia 8 de abril de 1934, no Campo dos Arcos, em Setúbal.

 

- PUB -

Ocorreu que o presidente do Seixal Futebol Clube tinha avisado, por telefone, a Associação de Futebol de Setúbal que a sua equipa não iria comparecer, tendo a própria cancelado o jogo e avisado o São Domingos que, por desistência do Seixal, ganhava o Torneio de Classificação. O pequeno clube de bairro estava a um passo de fazer história!

 

Mas houve uma reviravolta… O presidente dos seixalenses contactou novamente a Associação de Futebol de Setúbal, afirmando que estavam agora na condição de poder jogar o embate com o clube setubalense, que resolveu aceder aos pedidos, mesmo sabendo que se podia recusar e, dessa forma, considerar-se vencedor do jogo e da prova.

- PUB -

 

O gesto teve vasto eco na imprensa. Assim escrevia O Setubalense: “[O São Domingos] teve um gesto com este Club [o Seixal FC], que muito eleva e enobrece e que bem digno é que se torne de conhecimento geral […]. Qual seria o Club que na época que se atravessa teria a lealdade de que deu provas o S. Domingos? […] estamos tão desabituados a actos desta natureza que, aparecendo este modesto club a fazer o que outros de maior envergadura não teem feito, justifica plenamente a nossa admiração”.

 

O São Domingos perdeu 2-1. O sonho de participar nos campeonatos nacionais foi adiado, mas conquistou a admiração de todos, engrandecendo a nível nacional o nome do pequeno clube de bairro setubalense.

 

 

Estas e outras histórias farão parte do livro do São Domingos Futebol Clube, a lançar no centenário do clube em 2021.

 

Eupremio Scarpa*

*investigador em história do futebol

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -