17 Outubro 2021, Domingo
- PUB -
Início Desporto São Domingos procura sponsors para ‘atacar’ a divisão de elite

São Domingos procura sponsors para ‘atacar’ a divisão de elite

Treinador Pedro Queijeira explica o segredo do sucesso e a forma como conseguiu contornar as dificuldades iniciais. Agora pede melhores condições para dar continuidade ao projecto

 

- PUB -

Pela primeira vez, em 100 anos de existência, a equipa de futebol de praia do São Domingos Futebol Clube, irá, na próxima época, disputar a Divisão de Elite, o topo máximo da modalidade em Portugal.

O Setubalense esteve à conversa com o treinador Pedro Queijeira, que nos explicou o segredo do sucesso, pois em 14 jogos disputados entre o Campeonato Nacional (Série de Setúbal), Taça de Portugal e a Fase Final do Campeonato, disputada na Nazaré, a equipa de Setúbal apenas perdeu três jogos, vencendo os restantes onze.

Na pré-época o São Domingos sentiu algumas dificuldades para desenvolver o seu trabalho?

- PUB -

Iniciámos na Praia da Albarquel com as condições mínimas, para não dizer nenhumas, apenas tínhamos a areia da praia para treinar e os jogadores nem sempre se sentiam motivados para treinar. Mas depois da Câmara Municipal ter aprovado o pedido do nosso presidente, Miguel Aleixo, conseguiu-se transportar as balizas, que se encontravam no PUA, para a Figueirinha, e mesmo sem marcações e sem as redes que impedem as bolas de ir parar dentro de água, os treinos começaram a ser mais produtivos, com mais presenças e começou a construir-se um modelo de jogo mais digno das minhas ideias.

Que apoios tiveram para “atacar” a subida à Elite?

Os apoios foram muito poucos. Tentámos junto de algumas empresas da nossa cidade, mas como jogávamos apenas no Campeonato Nacional não havia muita visibilidade e não mostraram muita disponibilidade em ajudar. Tivemos o apoio de 5 empresas a quem muito agradecemos, a Dentibus, Glassdrive, Polistrategias, Imobiliária Villa In e a Zacrisports equipamentos desportivos. Graças a elas, e com um orçamento de 3000 euros, conseguimos participar no Campeonato Nacional e na Taça de Portugal e conquistar o acesso ao Campeonato de Elite. Tivemos também uma ajuda enorme da Junta Freguesia de São Sebastião, que através do seu presidente Nuno Costa disponibilizou o autocarro para as etapas da Taça de Portugal e Fase Final na Nazaré.

- PUB -

O seleccionador nacional Mário Narciso é de Setúbal, vários setubalenses já passaram pela selecção nacional, sendo um deles o Hernâni, o “Ninja”, que foi considerado o melhor jogador no Mundial de 2001. Não acha que a cidade deveria olhar para a modalidade com outros olhos e dar-lhe a devida importância?

Claro que sim. Com a nossa subida ao topo máximo da modalidade em Portugal, a cidade só tem a ganhar em termos de turismo e de hotelaria, pois quando realizarmos a etapa em Setúbal vários hotéis terão que alojar todas as outras equipas e com isso irão lucrar, tal como a restauração que irá lucrar com os adeptos. Por outro lado, será bom não esquecer que somos vice-campeões nacionais, sabemos que a CM Setúbal está atenta e nos tem ajudado a crescer. Com a construção de um campo de futebol de praia outras equipas de Setúbal irão aparecer e isso é muito bem para todos.

 

E o futuro ?

O futuro dependerá muito dos apoios que tivermos. Temos um projecto bem delineado, queremos ter uma equipa de Sub-20 e uma equipa feminina que poderá automaticamente competir na Divisão de Elite. Para isso necessitamos de condições, um campo com as marcações e acima de tudo apoio monetário, pois, na Elite a nível masculino, 80% das equipas são profissionais e as estadias e viagens são muito caras. Com o novo modelo competitivo uma das etapas vai ser em Setúbal. Por isso, precisamos de um campo para realizar essa etapa e para treinarmos durante a época. Esperamos que nos ajudem. Todos os jogos serão televisionados no Canal 11; ou seja, darão muita visibilidade aos sponsors porque o São Domingos entra automaticamente no lote de equipas que participam na EuroWinners, a Liga de Campeões Europeus de Futebol de Praia.

A Elite será um desafio para o São Domingos. Haverá novidades no plantel?

Queremos iniciar a formação para dar continuidade a esta equipa. O São Domingos tem actualmente uma média de idades de 35 anos, precisamos de renovar a equipa. Sabemos que existem jovens com potencial na nossa cidade e nós queremos aproveitá-los para os levar a novos patamares. De qualquer forma, temos os pés bem assentes no chão e não queremos entrar em loucuras, como tal não iremos contratar ninguém profissional. A base da equipa irá manter-se, apesar de ser um grupo com idade mais avançada, tenho total confiança neles, sei a capacidade que têm e a alma e garra que deixam em campo, a cada jogo.

Qual o vosso objectivo?

A nível desportivo gostaria muito de puxar os mais jovens para a modalidade e obter o melhor lugar possível na Divisão de Elite. Setúbal já esteve bem representada na Selecção Nacional, temos que dar continuidade a isso. Quero muito que os jovens acreditem neste projecto e que venham de corpo e alma para que possamos andar alguns anos na Elite. A nível de apoios apelo para que nos ajudem, garanto que o nome da nossa cidade será dignificado. Por último gostaria de agradecer publicamente, em nome dos jogadores, à Direcção do São Domingos FC, que mesmo sem os recursos das equipas profissionais nunca deixou que faltasse nada aos jogadores e staff técnico e agradecer aos familiares e associados do clube que marcaram sempre presença nas competições em que participámos.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -