26 Outubro 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Desporto Volta a Portugal em Bicicleta vai rolar nesta tarde pelas estradas da...

Volta a Portugal em Bicicleta vai rolar nesta tarde pelas estradas da região

Concelhos de Alcochete, Montijo e Palmela também vão ver passar os ciclistas

 

- PUB -

À semelhança do que tem acontecido com frequência nos últimos anos, a Volta a Portugal em Bicicleta, cuja 82.ª edição se realiza até 15 de Agosto, num total de 1568,6 quilómetros, volta a ter hoje como palco as estradas da região. Depois do prólogo de ontem em Lisboa, a primeira etapa em linha, quem tem início em Torres Vedras e meta instalada na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, vai rolar ainda nos concelhos de Alcochete, Montijo e Palmela.

Nos 175,8 quilómetros da etapa, cuja chegada está prevista para as 17:30 horas, estão instaladas três metas volantes e dois prémios de montanha. No primeiro caso, além de Alenquer e Arruda dos Vinhos, Palmela terá instalada uma meta volante e em Setúbal, no alto da Arrábida, uma contagem de montanha de 2.ª categoria, sendo que uma de 4.ª categoria será em Sobral de Monte Agraço.

A entrada na região faz-se por Alcochete. No percurso divulgado pela organização, é apontada passagem pela rotunda junto ao Freeport a partir das 15h39. Os ciclistas seguem depois em direcção ao Largo da Feira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e Avenida D. Manuel I para apanharem a Estrada Nacional (EN) 119 rumo ao Montijo.

- PUB -

A chegada à cidade montijense está prevista acontecer a partir das 15h52, pela Avenida de Olivença. O pelotão seguirá em direcção à Avenida D. João II, Rua das Naus e circular externa para fazer a ligação ao Pinhal Novo. Seguindo na direcção da Avenida dos Ferroviários até à rotunda para a Quinta do Anjo, o grupo ruma a Palmela (onde está instalada uma meta volante): a passagem pela Estrada dos Restauradores, junto ao Chafariz D. Maria I, está programada para as 16h25.

Os últimos quilómetros desta primeira etapa são pedalados a caminho de Setúbal, através da EN 379 e da EN 252, com os corredores a seguirem em direcção a Avenida de Moçambique, via da Várzea, Avenida Europa, Avenida General Daniel de Sousa e Avenida Luísa Todi para se lançarem à Arrábida. A passagem pelo alto da Arrábida – onde figura uma contagem de montanha de segunda categoria – está prevista acontecer a partir das 17h09. A meta final será cortada na Avenida Luísa Todi.

A passagem da Volta em Setúbal motiva condicionamentos à normal circulação rodoviária na cidade, em particular na zona da meta em frente ao Largo José Afonso, zona de onde o programa da RTP1 “Há Volta” fará transmissões em directo longo da etapa com animações, entrevistas, entre vários outros momentos de entretenimento e de promoção da Volta a Portugal em bicicleta.

- PUB -

Depois da etapa entre Torres Vedras e Setúbal, segue-se na sexta-feira um percurso entre Ponte de Sor e Castelo Branco, com 162,1 quilómetros, enquanto, no sábado, os ciclistas vão da Sertã à Covilhã, num trajecto de 170,3 quilómetros. A 4.ª etapa arranca domingo, em Belmonte, seguindo até à Guarda por um percurso de 181,6 quilómetros, que finaliza a primeira metade da competição, retomada a 10 de Agosto (terça-feira), num trajecto de 171,3 km que liga Águeda e Santo Tirso.

A 6.ª etapa, a 11 de Agosto, vai de Viana do Castelo a Fafe, em 182,4 quilómetros, a 7.ª, a 12, entre Felgueiras e Bragança, num total 193,2 quilómetros, enquanto a 8.ª, a 13, entre Bragança e Montalegre, desafia os ciclistas por um percurso com 160,7 quilómetros. A 9.ª etapa em linha da 82.ª Volta a Portugal Santander, a 14, vai de Boticas a Mondim de Basto, ligação realizada ao longo de 145,5 quilómetros, enquanto a 10.ª e última etapa da competição decorre a 15, em Viseu, num contrarrelógio individual com 20,3 quilómetros.

Um total de 130 ciclistas em representação de 19 equipas participam nesta edição da prova que inclui dois contrarrelógios individuais – prólogo e última etapa –, 27 metas volantes e 33 prémios de montanha, quatro de 1.ª categoria, cinco de 2.ª categoria, treze de 3.ª categoria, dez de 4.ª categoria e um de Categoria Especial.

As espanholas Movistar Burgos-BH, Caja Rural, Euskaltel-Euskadi, Kern Pharma, a belga Bingoal Pauwels Sauces WB, a estado-unidense Rally Cycling, a italiana Vini Zabù, a israelita Israel Cycling Academy e a britânica Swift Carbon formam as equipa internacionais numa prova em que pedalam nove equipas nacionais: Antarte-Feirense, Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, Efapel, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-LA Sport, Louletano-Loulé Concelho, Rádio Popular-Boavista, Tavfer-Measindot-Mortágua e W52-FC Porto.

A Volta a Portugal é organizada pela Podium Events e Federação Portuguesa de Ciclismo, promotores que alertam para o cumprimento das normas de segurança sanitária impostas pela Direção-Geral da Saúde em virtude da pandemia de covid-19, nomeadamente no que respeita ao uso de máscara e ao distanciamento social.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Leonor Amado foi encontrada viva hoje de manhã caída num penhasco em Palmela

A idossa foi socorrida pelos Bombeiros de Palmela, tendo sido levada para os Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, de onde teve alta ainda hoje cerca das 20h00

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Superpolícias da esquadra do Montijo sagram-se campeões europeus de jiu-jitsu

Ouro de José Peres e João Pavia soma a méritos profissionais: um já salvou uma vida humana; o outro efectou detenções fora de serviço
- PUB -