25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesporto“Objectivos para o novo mandato passam pelo reforço da dinâmica já existente”

“Objectivos para o novo mandato passam pelo reforço da dinâmica já existente”

João Soeiro foi reeleito presidente do Moitense

Aumentar o número de atletas, continuar a somar títulos de campeão e prosseguir com a transformação em curso no Juncal estão também nos planos para os próximos anos.

 

- PUB -

O União Futebol Clube Moitense elegeu no passado sábado os órgãos sociais para os próximos dois anos e, como em equipa que ganha não se mexe, os associados voltaram a confiar o clube a João Soeiro, que foi reeleito para o seu décimo primeiro mandato como presidente da direcção.

Em entrevista ao SETUBALENSE o presidente do clube mais representativo da Moita fala dos objectivos para o novo mandato, recorda como aconteceu a sua ligação ao clube, da forma como tem vindo a evoluir e do excelente desempenho que a sua equipa de futebol sénior está a ter esta época que pode voltar a colocar o clube no roteiro da Taça de Portugal.

 

- PUB -

Acaba de ser reeleito presidente da direcção do Moitense. Que representa para si esta reeleição?

Esta reeleição, e consequente entrada para o décimo primeiro mandato, representa acima de tudo uma oportunidade de mais dois anos para continuar a acrescentar mais ao que até aqui foi conseguido com muito esforço, empenho e dedicação.

 

- PUB -

Quais são os objectivos para o novo mandato?

Os objectivos para o novo mandato assentam em termos desportivos, no reforço da enorme dinâmica já existente. Temos todas as condições para aumentar significativamente o número de atletas, e, com isso, uma afirmação ainda maior do estatuto que por direito próprio nos pertence. Continuar a somar títulos de campeão é algo que temos sempre no pensamento. Continuaremos a transformação em curso no espaço do Juncal, até que sejam atingidos todos os objectivos que temos em mente para aquele lugar, e que a exemplo do que tem sido prática, são de elevada ambição.

 

A sua ligação ao Moitense tem já muitos anos, ainda se recorda como entrou para os órgãos sociais do clube?

A minha ligação ao Moitense remonta à minha infância. Nasci na Moita há 61 anos, vivi ao lado de uma antiga sede do clube, onde jogava matraquilhos e ping-pong com outros miúdos daquela rua, e desde muito cedo os directores deixavam-me pintar o placard que anunciava os jogos dos juvenis, juniores e seniores, únicos escalões existentes na altura. Em 1975, com 15 anos ingressei nos juvenis, e nesse ano entrei para sócio. Na segunda época nesse escalão, 1976/77, atingimos de forma brilhante, o Campeonato Nacional. Na época desportiva 1998/99, o meu filho pediu-me que o levasse aos Infantis do Moitense. Assim que entrei a porta, disseram-me, não vens apenas trazer o teu filho, vais ficar cá connosco. Assim foi, exerci tarefas de treinador nos dois primeiros anos, vice-presidente no terceiro, e de seguida presidente. Assim se passaram 23 anos.

 

Que diferença existe entre aquilo que era e aquilo que é nos dias de hoje o Moitense? 

Vinte anos se passaram desde que sou presidente do União FC Moitense, e no que respeita a diferenças físicas, o que está à vista fala melhor que eu. Sem a transformação operada e ainda em curso, o Moitense estaria condenado a não ter presente, e muito menos futuro, tudo o resto vem por acréscimo. No entanto, e independentemente de tudo isso, absolutamente indispensável para que no contexto actual o clube seja em termos desportivos aquilo que hoje é, a aquisição do velho campo do Juncal por usucapião na primavera de 2005, na qual me empenhei e consegui, assim como vedar o espaço exterior onde se localiza o campo número 2, foi algo que prometi a mim mesmo, como forma de obrigar ao respeito pelo espaço do Moitense, o que antes não acontecia. Pessoalmente tratei também de registar, legalizar o que devia estar mas não estava registado em nome do clube. O museu do União FC Moitense, inaugurado em 31.01.2008, é também uma muito agradável realidade.

 

Esta época a equipa de futebol sénior tem tido um excelente desempenho. Como presidente do clube como vê esta realidade?

Sem dúvida que a nossa equipa sénior tem tido na presente época um excelente desempenho. Tal como ninguém sai às pedras da calçada, também aqui nada acontece por acaso. Possivelmente, temos o mais parco orçamento do campeonato. No entanto, tudo o que envolve o plantel funciona com o máximo profissionalismo, dentro do amadorismo. Este é o segredo para o sucesso.

 

Tendo em conta a classificação tudo aponta para que a equipa volte a participar na Taça de Portugal. Isso é importante para o clube?

O nosso primeiro objectivo era fazer um campeonato tranquilo e garantir o mais cedo possível a manutenção. Devido à paragem por razoes sobejamente conhecidas regressámos à prova sem pressão, mas com o pensamento num lugar que nos permita representar o concelho da Moita na próxima edição da Taça de Portugal. A última vez foi em 2004, e fizemos história ao eliminar o Camacha treinado na altura pelo mister Leonardo Jardim. Aconteça o que acontecer, é muito importante não só para o clube, como também para a afirmação do futebol concelhio, voltar a ter um representante na Taça de Portugal.

 

 

Em termos desportivos a nova época já está a ser preparada? 

Com os Órgãos Sociais eleitos, estão reunidas as condições para começarmos a preparar a próxima temporada. No entanto, todos os esforços estão concentrados na presente época desportiva, mais uma em que o União FC Moitense, provou efectivamente o que é ter Mérito Desportivo. Mas como é evidente, isto é entendido apenas por entendidos em desporto, e quem conhece o verdadeiro significado das palavras atleta e dirigente desportivo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -