24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioDesportoVitória Futebol Clube, Oriental Dragon e Amora serão os representantes da região...

Vitória Futebol Clube, Oriental Dragon e Amora serão os representantes da região na Liga 3

A nova prova contemplará duas subidas directas à Liga SABSEG e um play-off com o antepenúltimo deste escalão. Quatro equipas descem ao Campeonato de Portugal

 

- PUB -

Vitória Futebol Clube, Oriental Dragon e Amora serão os três representantes da região na Liga 3, a nova prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol que arranca no dia 15 de Agosto, com a realização da primeira jornada.

Porque se trata da primeira edição da prova e muitos se interrogam sobre a forma como vai ser disputada, deixamos aqui todos os detalhes.

Numa primeira fase, as 24 equipas participantes são divididas em duas séries – norte e sul – e jogam entre si num campeonato a duas voltas. No final, os quatro primeiros classificados apuram-se para a fase de apuramento de campeão, e os oito últimos (do 5.º ao 12.º) vão disputar a fase de permanência/descida de divisão.

- PUB -

A fase de apuramento de campeão será dividida em duas séries: o 1.º e o 4.º da zona norte jogam com o 2.º e o 3.º da zona sul; e o 1.º e o 4.º da zona sul jogam com o 2.º e o 3.º da zona norte. Aqui, disputa-se um mini-campeonato a duas voltas e, no final, os dois vencedores de cada grupo sobem à Liga SABSEG.

Os segundos classificados disputam um play-off e o vencedor mede forças com o antepenúltimo da Liga SABSEG, abrindo a possibilidade de haver três subidas e três descidas entre os dois escalões. Nesta fase, há ainda uma nota: os dois vencedores da série 1 e 2 sobem de divisão e também disputam uma final, a duas mãos, para decidir quem é o primeiro vencedor da Liga 3.

A fase de permanências e descidas será disputada por 16 equipas, distribuídas por quatro grupos de quatro clubes cada – série 3 e série 4 referentes ao norte e série 5 e série 6 referentes ao sul.

- PUB -

Aqui, tal como acontece na fase de apuramento do campeão, também haverá uma mini competição a duas voltas e, no fim, o último classificado de cada uma das quatro séries desce ao Campeonato de Portugal. Todos os outros garantem a continuidade no terceiro escalão.

De registar, entretanto, que no início da fase de permanência e descida, haverá uma bonificação de 1 a 8 pontos. Ou seja, o 5.º classificado da fase regular, entra na permanência/descida com oito pontos; o 6.º com sete pontos; o 5.º entra com seis pontos e assim sucessivamente.

Séries já definidas mas ainda por oficializar

Se nenhum problema existir com o cumprimento do licenciamento e das regras de participação impostas pela Federação Portuguesa de Futebol para a Liga 3, as duas séries (A, a série mais a norte e B, a série mais a Sul) de 12 clubes cada, que compõem a fase regular do campeonato, serão definidas de acordo com a sua localização geográfica. Ou seja, tudo indica que deverão agregar os seguintes clubes:

Série A (Norte): Oliveirense, Anadia, Pevidém, SC Braga B, Montalegre, Felgueiras, V. Guimarães B, Fafe, São João de Ver, Leça, Lusitânia de Lourosa e Canelas.

 

Série B (Sul): Vilafranquense, Torreense, V. Setúbal, União de Leiria, Caldas, Oliveira do Hospital, Alverca, União Santarém, Sporting B, Oriental Dragon, Amora, Real.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -