29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoTreinadores debatem integração de jogadores da formação no futebol sénior em encontro...

Treinadores debatem integração de jogadores da formação no futebol sénior em encontro virtual

Profissionais explicam que “transição deve ocorrer o mais rapidamente possível”, sempre respeitando a “realidade do clube”

 

- PUB -

A integração de jogadores da formação no futebol sénior foi o tema escolhido para o primeiro encontro da iniciativa “Ciclo de Conferências da Várzea”, organizada pelo clube desportivo “Os Pelezinhos”, em conjunto com o Núcleo de Setúbal da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.

No debate, que decorreu online na passada segunda-feira, o treinador Olívio Cordeiro explicou que existem diversas formas de adaptar jogadores da formação aos seniores, mas que este é um processo que terá sempre de respeitar a “realidade do clube”.

Para o profissional, que passou já por clubes como o Olímpico do Montijo, Moitense, Alcacerense e Águas de Moura, existem “clubes que, dependendo das circunstâncias, potenciam mais, ou menos, a ascensão dos juniores ao patamar sénior”.

- PUB -

“O treinador tem de acreditar no valor dos jovens, mas tem de perceber a realidade em que está inserido. Essa transição deve ocorrer o mais rapidamente possível. De outro modo, será muito mais difícil”, sublinhou.

Já Tiago Raposo, treinador de seniores do União Futebol Comércio e Indústria, referiu no debate virtual que “a passagem de júnior a sénior é a adaptação mais difícil do futebol por diversas razões, tanto de natureza física como psicológica”.

Em seguida, esclareceu: “se o grupo em que [o jogador] está inserido não tiver uma personalidade forte, os mais jovens, oriundos dos juniores, têm muita dificuldade”. Contudo, quando “o grupo é bom, o jogador jovem tem humildade e percebe que é um desafio difícil, mas quer trabalhar, o treinador quer apostar nele e a direcção não tem medo de correr o risco de apostar num jogador mais inexperiente, nesse caso fica mais fácil formar jogadores”, afirmou.

- PUB -

Por sua vez, para José Viegas, coordenador do futebol de formação de “Os Pelezinhos”, “a qualidade e a competência dos jogadores” é que é o factor essencial na sua transição, sendo que é igualmente relevante as direcções dos clubes serem “muito claras sobre quais são os seus objectivos desportivos”.

Questionados sobre o eventual conflito entre objectivos desportivos e não desportivos, Olívio Cordeiro explicou não ter tido essa experiência, contrariamente a Tiago Raposo, que disse ter vivenciado situações em que a gestão desportiva da equipa colidiu com os compromissos assumidos pelas direcções dos clubes perante patrocinadores. “Em todo o caso, essa é uma realidade mais presente no campeonato nacional do que ao nível dos distritais”, frisou o treinador.

No caso de José Viegas, este revelou não ter convivido com situações semelhantes. Por último, lembrou que no “clube “Os Pelezinhos” o objectivo é muito claro e passa por, muito possivelmente na próxima época, formar uma equipa sénior”.

O “Ciclo de Conferências da Várzea” está de regresso no próximo dia 14 de Junho, com o tema “jogar e treinar no profissional: histórias de futebol”. O encontro terá como oradores os profissionais Rui Nascimento, Sandro Mendes e Luís Andrade.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -