20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoUnião de Leiria e Vitória FC revivem emoções de primeira no domingo

União de Leiria e Vitória FC revivem emoções de primeira no domingo

Miguelito marcou em 2012 na última vez que a equipa jogou (e ganhou 1-0) aos leirienses

Nos 30 duelos no escalão principal, sadinos ganharam 12, empataram 13 e perderam cinco.

 

- PUB -

O Estádio Dr. Magalhães Pessoa é no domingo, a partir das 20:30 horas, palco do encontro entre a União de Leiria e o Vitória Futebol Clube, duelo com tradição no escalão principal do futebol nacional. Depois de se terem defrontado em 30 ocasiões para a I Liga, leirienses e sadinos vão agora, pela primeira vez nas suas histórias, medir forças a contar para o Campeonato de Portugal.

A realidade de ambos os emblemas é hoje muito diferente da que conheceram no passado, mas esse facto não esmorece a nenhum dos clubes a importância de um jogo que pode vir a ser decisivo nas contas finais da fase de acesso (Zona Sul) à II Liga. Em termos históricos, o confronto directo é claramente favorável aos verdes e brancos que somaram 12 triunfos, 15 empates e seis derrotas nas ocasiões em que enfrentaram a União.

O último desses êxitos aconteceu há mais de nove anos quando os dois conjuntos jogaram entre si pela última vez. A 25 de Março de 2012, um golo do defesa Miguelito, logo aos três minutos, foi suficiente para a equipa então treinada por José Mota bater os leirienses, por 1-0. De destacar que no onze apresentado no Bonfim estava o guarda-redes Diego que é hoje um dos elementos que compõem a equipa técnica liderada por Alexandre Santana.

- PUB -

A vantagem do Vitória é confirmada tanto nos jogos realizados no Estádio do Bonfim como no Dr. Magalhães Pessoa. Na Taça de Portugal, por exemplo, os sadinos são 100% vitoriosos nos quatro duelos travados (três em Setúbal e um em Leiria). De resto, a primeira vez que os dois clubes se defrontaram, em 1971/72, foi na prova rainha num jogo dos 16 avos que os sadinos foram ao campo do adversário golear, por 4-1.

Já na II Liga o equilíbrio é uma realidade nos jogos entre a União e o Vitória. Nas quatro vezes em que jogaram registou-se um triunfo para cada e dois empates lado (2-0 para os sadinos e 1-1 na 2.ª Divisão de Honra de 1991/92 e 1-1, no Bonfim, e êxito 1-0 dos leirienses em casa no mesma divisão na temporada seguinte).

O domínio dos setubalenses é atestado nos dados globais dos duelos entre os clubes. Senão vejamos: dos 38 encontros (30 na I Liga, quatro na Taça de Portugal e quatro na II Liga), o Vitória totaliza 17 êxitos, 15 igualdades e seis derrotas, tendo quatro destas sido obtidas num total de 18 encontros com os leirienses a jogarem em casa.

- PUB -

Além do já mencionado duelo na Taça de Portugal do início da década de 1970, os vitorianos levaram a melhor no reduto da União outras quatro ocasiões, sempre a contar para a I Liga. Em 1998/99, o azeri Kasumov marcou o golo que valeu o triunfo, 1-0, à equipa então treinada por Carlos Cardoso e, em 2004/05, o brasileiro Igor bisou no 2-0 aplicado pelos comandados de José Rachão.

Mais recentes foram as vitórias, ambas por 2-0, das equipas então treinadas por Hélio Sousa (2005/06) e Carlos Carvalhal (2007/08). No primeiro caso, Silvestre Varela e Carlitos foram os autores dos golos frente à União então treinada por Jorge Jesus, actual treinador do Benfica, enquanto em 2008 Pitbull e Bruno Gama foram os marcadores de serviço dos sadinos no Estádio Dr. Magalhães Pessoa diante da União.

 

Torreense vence e lidera grupo

 

Após vencer na terça-feira, por 1-0, a U. Leiria, o Torreense assumiu, no final da primeira jornada, a liderança da Zona Sul da fase de acesso à II Liga. O único golo da partida realizada no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras, resultou de um auto-golo do guarda-redes Fábio Ferreira, que, após um remate fortíssimo de fora da área de Ragner Paula, desviou involuntariamente a bola para o fundo da própria baliza.

O facto de Vitória e Estrela da Amadora terem empatado (0-0) na outra partida da ronda inaugural permitiu ao Torreense liderar isolado (com três pontos) a tabela classificativa. Refira-se que no mesmo dia (domingo) em que U. Leiria e Vitória se defrontam, a partir das 20:30 horas, o Torreense também entra em acção, novamente em Torres Vedras, pelas 16:00 horas frente aos amadorenses.

Entretanto, à semelhança do que aconteceu nos últimos tempos, o plantel setubalense não tem jogadores infectados com Covid-19, conforme informou o clube na terça-feira na sua página oficial do Facebook. “Hoje foi dia de novo rastreio à Covid-19, seguido de mais uma sessão de trabalho tendo em vista o próximo embate. Nenhum dos jogadores ou demais elementos se encontra infetado”, escreveram, agradecendo “à MDM Pulse e à Federação Portuguesa de Futebol o apoio à realização dos testes”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -