27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoO São Domingos Futebol Clube na II Divisão Nacional

O São Domingos Futebol Clube na II Divisão Nacional

Um marco extraordinário na centenária história do São Domingos Futebol Clube foi a sua participação na II Divisão Nacional de Futebol. A reorganização dos campeonatos levou à criação, em 1934, da I Liga e da II Liga Nacionais (depois Divisões) e a pequena agremiação setubalense conseguiu a proeza de participar três vezes na II Liga, sendo de enaltecer que foi apenas a segunda equipa da cidade de Setúbal (a seguir ao Vitória) a conquistar este feito histórico!

- PUB -

Sobretudo na primeira participação, em 1935-36, o São Domingos teve uma prestação notável: num grupo com nomes altissonantes do futebol nacional como Casa Pia ou Chelas (outros adversários do grupo foram Académica de Santarém e Bombarrelense), o clube não se qualificou para a fase final por apenas um ponto. De salientar a estrondosa vitória sobre o Chelas, seguramente um dos melhores êxitos futebolísticos da história do clube. Uma vitória merecida e conseguida com uma reviravolta, dado que esteve em desvantagem por 1-2 e veio a terminar… 5-2. O Setubalense do dia seguinte falava de uma vitória “nítida” que mostrava a superioridade do São Domingos. O herói do encontro foi José Cardoso Pereira, futuro craque do Barreirense e do Vitória de Setúbal, que marcou um hat-trick.

As duas participações seguintes, em 1936-37 e 1939-40, não foram tão bem conseguidas como a primeira, mas os modestos resultados (em três épocas, 5 vitórias) não apagam esta epopeia de uma equipa pequena, representante de um bairro de trabalhadores, um bairro pobre, mas aguerrido, orgulhoso das suas origens e dos seus feitos. Os encontros com os “poderosos” de Lisboa deram a conhecer o São Domingos a nível nacional e foi muito clara e evidente a simpatia que suscitou na imprensa nacional.

Estas e outras histórias farão parte do livro do São Domingos Futebol Clube, a lançar no centenário do clube em 2021. 

- PUB -

Eupremio Scarpa* 

*investigador em história do desporto 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -