23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioDesportoSalão Nobre da Câmara Municipal recebe cerimónia do 110.º aniversário do Vitória

Salão Nobre da Câmara Municipal recebe cerimónia do 110.º aniversário do Vitória

Revista é hoje distribuída gratuitamente nas bancas com a compra do jornal.

 

- PUB -

O Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Setúbal é sexta-feira (17:30), dia em que o Vitória Futebol Clube celebra o 110.º aniversário, palco de uma cerimónia em que vão ser distinguidos os que mais se destacaram no clube. Também hoje com a manchete “110 anos de amor a Setúbal” O SETUBALENSE publica a revista que celebra os 110 anos do emblema fundado a 20 de Novembro de 1910. A publicação que está esta sexta-feira nas bancas em toda a região é gratuita para os leitores que comprem o jornal nos pontos de venda habituais.

Apesar do actual contexto de pandemia, os promotores da iniciativa que decorre na Câmara Municipal – Andgerações (Associação de Antigos Praticantes, Dirigentes e Amigos do Andebol), as claques VIII Exército e Ultras Grupo 1910 e a associação em processo de constituição “Voluntários Vitória” – não quiseram deixar em claro a efeméride. “Considerou a organização deste evento que, num aniversário simbólico, em circunstâncias inimagináveis e após um ano vivido no contexto da pandemia COVID-19, não poderiam ficar sem o merecido destaque todos aqueles que se empenharam para que o Vitória mantivesse em funcionamento uma estrutura que cumprisse as suas responsabilidades desportivas, sociais e de representação da região de Setúbal”, lê-se na nota de imprensa.

Entre os distinguidos estão os nomes do diretor desportivo e do atual treinador da equipa principal de futebol, que compete no Campeonato de Portugal depois de o clube ter sido despromovido da I Liga ao terceiro escalão. “O momento atualmente vivido pelo futebol profissional e pelo clube também não é esquecido, com atribuição de prémios a atletas dos planteis de futebol e andebol, ao diretor desportivo do VFC-SAD, Tiago Teixeira, e ao treinador Alexandre Santana. Também a dedicação dos trabalhadores do clube, num contexto de dificuldades financeiras, será destacada nesta cerimónia”, revelam.

- PUB -

Na lista de 15 galardões, além da equipa de futebol de 1970, a Câmara Municipal de Setúbal, que “ciente da solenidade e importância do momento, cede para o efeito o Salão Nobre dos Paços do Concelho para este evento”, também será homenageada. A autarquia não deixou passar em claro o aniversário do Vitória, apresentando em reunião pública uma saudação. “Para a autarquia, a celebração dos 110 anos do Vitória representam a confirmação da resiliência de um clube nascido do mais profundo empenhamento da cidade”.

“Incumprimento salarial persiste”

O plantel do Vitória revelou ontem em comunicado, assinado pelos jogadores, equipa técnica, equipa médica e staff, que o “incumprimento salarial persiste” no Bonfim. Os profissionais do clube, que foi relegado da I Liga ao terceiro escalão do futebol nacional, revelam no documento que, o presidente Paulo Rodrigues não cumpriu a promessa dada na reunião de 11 de Novembro com os atletas e o Sindicato dos Jogadores de regularizar um mês de salários, até ao limite de 1.000 euros. “Infelizmente, até à data esse pagamento não foi efetuado à totalidade do plantel. Foram poucos os jogadores (e os com vencimentos mais baixos) a receber o referido salário. Numa prova de grande generosidade, carácter e união, na convicção de que uma equipa é feita de todos os seus membros e ninguém deve ficar para trás, os jogadores que receberam um vencimento nos últimos dias decidiram partilhar essa verba com os demais colegas, equipa técnica, equipa médica e restante staff”, lê-se no texto.

- PUB -

Apesar de ter anunciado, após a reunião com o Sindicato a 11 de novembro, que iria avançar com um pré-aviso de greve na próxima jornada (frente ao Olhanense), o plantel não tomou ainda uma decisão definitiva sobre a matéria. “Aguardando ainda por soluções, a equipa decidirá e dará a conhecer em tempo útil a sua decisão, relativamente à participação no próximo jogo, sem interesses pessoais, voltando a exigir soluções e, sobretudo, respeito”.

O comunicado explica que as intervenções do presidente da mesa da Assembleia-Geral (MAG), Nuno Soares, e da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, foram determinantes para a o facto de ainda não terem deliberado. “Recebemos a informação, nas últimas horas, de que o presidente da MAG irá convocar uma AG para decidir o futuro imediato do clube. A presidente da Câmara Municipal dirigiu, igualmente, o apelo à equipa para que compareça ao próximo jogo, de modo a honrar o clube, os adeptos e a cidade, apesar de compreender o momento muito difícil que estes profissionais estão a atravessar. Comprometeu-se, igualmente, a mover todos os esforços ao seu dispor para encontrar uma solução que viabilize o futuro do Vitória”.

Os signatários do comunicado finalizam o texto com uma alusão ao facto de o Vitória de Setúbal, fundado a 20 de novembro de 1910, celebrar esta sexta-feira 110 anos de existência. “Todos juntos por um único objetivo, para que amanhã, não seja o último aniversário do enorme Vitória”.

Emblemas entregues no Bonfim

As limitações inerentes ao período que se vive e que impedem de fazer uma festa com a dimensão de anos anteriores, a data será assinalada hoje no Estádio do Bonfim. “Apesar da grave e delicada situação pandémica que vivemos, queremos que seja um dia especial, que sirva para honrar o passado, presente e o futuro do Vitória FC”, anunciou o clube que vai promover os seguintes actos.

“Às 9h45, cerimónia do hastear da bandeira na praça Vitória Futebol Clube; imediatamente após o hastear da bandeira, será colocada uma coroa de flores na estátua do emblemático Jacinto João; Das 10h às 12h, junto à porta zero, entrega dos emblemas e diplomas aos Sócios Diamante (75 anos); das 15h às 17h, no mesmo local, entrega dos emblemas e diplomas aos Sócios Ouro (50 anos) e das 18h às 20h, também junto à porta zero, entrega dos emblemas e diplomas aos Sócios Prata (25 anos)”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -