23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioDesportoConselho Fiscal diz que há “fortes indícios de incompetência e negligência” da...

Conselho Fiscal diz que há “fortes indícios de incompetência e negligência” da SAD

CFD ressalva que “decisão da Liga tem erros processuais grosseiros e que a justiça a seu tempo julgará a favor do Vitória”.

 

- PUB -

O Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) do Vitória Futebol Clube considera que “existem fortes indícios de incompetência e negligência do Conselho de Administração da SAD” no processo que levou à exclusão dos sadinos das provas profissionais. A afirmação é feita num comunicado assinado pelo presidente do CFD, João Martins, que começa por explicar que o órgão social “tentou tomar posição fundamentada sobre a não-aceitação da inscrição da Vitória SAD na Liga NOS de forma a exigir responsabilidades internas se o justificasse”.

Apesar de considerar “um dado adquirido que a decisão da Liga está ferida na sua legalidade por erros processuais grosseiros que a justiça a seu tempo julgará a favor do Vitória”, o Conselho Fiscal não poupa críticas ao Conselho de Administração da SAD presidido por Paulo Gomes. “Não deixa de ser verdade que existem fortes indícios de incompetência e negligência do Conselho de Administração da SAD em todo este processo”.

O órgão liderado por João Martins explica a razão que o levou a chegar a essa conclusão. “O CFD em indícios porque determinadas informações, e em especial uma, nunca foi fornecida pela Administração da SAD. Assim, em reunião do CFD, foi deliberado a elaboração de um relatório a apresentar aos órgãos sociais que venham a ser eleitos” nas eleições agendadas no clube para 18 de Outubro.

- PUB -

O objectivo passa por fornecer as informações recolhidas de modo a que os próximos dirigentes possam, “se assim o entenderem, averiguar se existiu ou não culpabilidade do Conselho de Administração da SAD num acto que causou danos irreparáveis ao Vitória”, lê-se no documento em que são desejadas as “maiores felicidades aos futuros órgãos na árdua missão de reerguer o Vitória, não pactuando com actos que ponham em causa tão nobre missão”.

Vítor Hugo Valente alvo de queixa-crime

Entretanto, depois de o líder do CFD ter tornado pública a intenção de apresentar uma queixa-crime contra factos ocorridos na Vitória SAD em 2019, João Martins especifica agora que está em causa a gestão feita durante a presidência de Vítor Hugo Valente. “Relembramos os sócios do Vitória FC que foi apresentada queixa-crime no Ministério Público por factos ocorridos na Vitória SAD no ano de 2019, contra o seu Presidente à data, Sr. Vítor Hugo Valente e restantes órgãos sociais da Vitória SAD. De forma a assegurar que o processo decorra até ao fim a queixa-crime foi apresentada pelo CFD e pelo seu presidente a título individual”.

- PUB -

Prazo para apresentação de listas termina domingo

O Vitória tem as eleições para os órgãos sociais do clube agendadas para 18 de Outubro, dia em que os associados do clube vão poder exercer o seu direito de voto, entre as 8:00 e as 22:00 horas, no Pavilhão Antoine Velge. Os interessados em apresentar listas podem fazê-lo até ao próximo domingo. “O prazo para apresentação de candidaturas foi alargado até ao 11/10 (domingo), estando abertos os Serviços Administrativos para este efeito”, lê-se no texto publicado na página oficial do clube e assinado pelo líder da MAG, Cândido Casimiro.

Perfilam-se dois candidatos… para já

Neste momento apenas um associado assumiu de viva voz a sua candidatura à presidência. Em entrevista a O Setubalense, o empresário Paulo Rodrigues assumiu na passada sexta-feira que está na corrida para suceder a Paulo Gomes. Apesar de não ter ainda apresentado oficialmente os nomes que integram a sua lista, o candidato considera reunir todas as condições para liderar o projecto. “Acredito que posso ser a melhor alternativa”, disse há uma semana ao nosso jornal.

Ao que tudo indica, Paulo Rodrigues, que se apresenta com o lema “Verdade, trabalho, futuro”, não estará sozinho na corrida à presidência. A imprensa desportiva nacional dá como certa a candidatura de Vítor Hugo Valente, ex-presidente do clube entre Dezembro de 2017 e Janeiro de 2020. “Decidiu avançar após conseguir um imprescindível apoio de importante investidor para garantir que o clube e a SAD não entrem em insolvência”, escreveu ontem A Bola.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -