23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioDesportoTiago Henriques em competição ao mais alto nível

Tiago Henriques em competição ao mais alto nível

Jovem canoísta amorense, de apenas 18 anos, esteve em plano de grande evidência nas mais importantes competições internacionais. O seu próximo objectivo passa pelo apuramento para o Campeonato do Mundo de Maratonas que se realiza ainda este ano, na China.

 

- PUB -

 

 

O Clube de Canoagem de Amora, embora seja uma escola de pequenos campeões, vai tendo também atletas por si formados nas mais importantes competições a nível mundial, em representação da Selecção Nacional.

- PUB -

 

Tiago Henriques, de 18 anos, compete este ano na categoria de Juniores, e através dele Portugal esteve muito bem representado nos Campeonatos da Europa de Juniores que se realizaram em Racize, na República Checa, onde o canoísta amorense competiu na embarcação de K4, 500 metros, juntamente com Iago Bebiano, Francisco Santos e Bruno Macedo, conseguindo um feito que há muito tempo a selecção portuguesa não alcançava, a presença na final “A”.

 

- PUB -

Com o 8.º lugar conquistado a equipa portuguesa assegurou a sua presença no Campeonato do Mundo que se realizou posteriormente na Roménia, competição de alto nível que permite apurar as tripulações para os Jogos Olímpicos.

 

Tiago Henriques participou na distância de K1, 1000 metros. A sua preparação não foi a ideal mas mesmo assim fez um excelente resultado, terminando na 14.ª posição. Quer isto dizer que em todo o mundo só existem treze atletas melhores que ele.

 

Na prova de K4, 500 metros, tudo começou da melhor forma, a tripulação portuguesa venceu a sua eliminatória obtendo assim a passagem directa para a final “A”. O objectivo era lutar pelas medalhas mas nem tudo correu bem. O vento frontal e a pressão dos atletas não permitiu fazer melhor que o 8.º lugar, posição que embora não seja famosa acaba por ser um excelente indicador para o futuro da tripulação.

 

O atleta do CC Amora não desmoralizou e como não é homem de baixar os braços, sabe que é preciso continuar a trabalhar. Neste sentido, ele e o seu treinador Nuno Henriques estão já a preparar a próxima época, que muito possivelmente irá incluir uma passagem pelas longas distâncias. Entre os seus objectivos está o apuramento para o Campeonato do Mundo de Maratonas que se realiza na China.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -