27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoNuno Pinto recebeu prémio especial de O Setubalense

Nuno Pinto recebeu prémio especial de O Setubalense

Cerimónia em que também foram distinguidos Vasco Fernandes e Jhonder Cádiz marcada por discursos emocionados

 

- PUB -

Nuno Pinto, defesa do Vitória FC, foi ontem distinguido pelo jornal O Setubalense – Diário da Região com um prémio especial, juntando-se aos também laureados Vasco Fernandes (prémio fair-play) e a Jhonder Cádiz (prémios jogador do ano e melhor marcador). Depois de lhe ter sido diagnosticado um linfoma em Dezembro de 2018, Nuno Pinto, contra todas as expectativas, venceu a batalha contra a doença e voltou, de forma simbólica (actuou sete minutos da derradeira jornada no passado sábado), à competição.

 

- PUB -

 

Apesar de estar fora dos relvados a maior parte da época, o papel desempenhado pelo lateral-esquerdo, foi enaltecido pelo capitão Vasco Fernandes, vencedor do prémio fair-play patrocinado pelo restaurante A Vela Branca. “Antes do futebolista está o homem. Este ano tivemos o exemplo do que é ser uma grande pessoa. O Nuno Pinto sempre foi o primeiro a reagir na adversidade. Quando lhe foi diagnosticada a doença, vi nele o que nunca tinha visto na minha vida. Uma pessoa que recebe a pior notícia da vida e reage de uma maneira que pensei ser impossível para o ser humano”.

No restaurante Vela Branca, estabelecimento localizado no Parque Urbano de Albarquel, os elogios ao colega não se ficaram por aqui: “ajudou-nos muito como equipa. Em muitos momentos negativos só havia uma pessoa positiva no balneário, que era ele. Foi uma lição para a vida. Vou poder dizer à minha filha que tive o prazer de partilhar uma experiência de vida com uma pessoa do tamanho do mundo”, vincou o colega, deixando emocionado Nuno Pinto que teve na cerimónia a companhia da esposa e dos filhos.

- PUB -

Francisco Alves Rito, director de O Setubalense, também fez questão de explicar as razões pelas quais o defesa, que anunciou em Março de 2019 estar limpo da doença, foi distinguido. “Decidimos criar um prémio especial para o Nuno Pinto. É uma forma de lhe transmitir o carinho que a população setubalense e os adeptos em especial têm por ele. É um testemunho de como a vida nos prega partidas. O jogo dele este ano foi mais fora do relvado e conseguiu aí a vitória da sua vida”.

O responsável pela publicação continuou: “Há um aspecto positivo que se consegue retirar deste drama que é o facto de darmos valor a coisas que normalmente estão secundarizadas na nossa vida. De forma mais inigualável percebemos quem são aqueles que realmente nos dão alento. Além dos familiares e amigos, o Nuno Pinto percebeu que a cidade de Setúbal está consigo. Desejo imensas felicidades e que possa voltar à competição ao mais alto nível”.

 

Nuno Pinto grato pelo prémio e Cádiz faz declaração de amor a Setúbal: “adoro esta cidade”

 

Depois de agradecer o prémio, Nuno Pinto frisou o papel desempenhado por Vasco Fernandes e os colegas. “Tinha dito ao capitão que, depois do que me aconteceu, tinha um sonho: voltar a jogar com esta equipa. Os médicos diziam que este ano já não dava para o fazer e eu confidenciava ao Vasco que tinha o sonho de fazer cinco ou dez minutos. Agradeço-lhe e ao resto do plantel por tê-lo conseguido. Os minutos que joguei vão ficar na memória para o resto da minha vida”.

Jhonder Cádiz foi premiado com os prémios da Gásvari, por ter sido o melhor marcador (nove golos na I Liga) e Ópticas Portugal (melhor jogador), e começo por agradecer ao jornal. “Agradeço a O Setubalense e a todas as pessoas que trabalham no jornal. Agradeço também às pessoas do restaurante A Vela Branca, que fica num local muito bonito, pelo prémio. Depois das palavras do capitão, agora é difícil falar. Em jeito de balanço, digo que esta foi uma época de homens, difícil e em que tivemos muitos altos e baixos”.

O avançado venezuelano, que está de saída para o Benfica, afirmou que jamais irá esquecer Setúbal e o Vitória. “O Vitória é a equipa onde melhor me senti tanto a nível futebolístico como profissional. Adoro esta cidade e só espero que este seja o início de muitos prémios que possa ganhar na minha carreira como fruto do meu trabalho e dos meus companheiros”.

Fernando Tomé, antiga glória do clube, foi convidado a estar presente pelo nosso jornal e teceu e recordou um prémio que recebeu há quase meio século. “Em 1969/70, tive a honra de ganhar o prémio de jogador mais regular do Vitória de O Setubalense que é, e sempre foi, um órgão importante para a cidade. Esta época tivemos na parte final um aperto no coração, mas, depois, da vitória em Chaves, deu-se o extravasar de emoções por aquilo que acumulámos durante meses”, finalizou, deixando transparecer o sentimento da maioria dos adeptos vitorianos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -