Vitoriano Pedro Afonso ajuda Portugal a bater recorde dos 4×100 metros de sub-18

Vitoriano Pedro Afonso ajuda Portugal a bater recorde dos 4×100 metros de sub-18

Vitoriano Pedro Afonso ajuda Portugal a bater recorde dos 4×100 metros de sub-18

Distância percorrida em 41,79 segundos retira dois centésimos à anterior melhor marca

 

 

- PUB -

Integrado na selecção masculina de Portugal na estafeta de 4×100 metros, Pedro Afonso, atleta do Vitória, contribuiu para a melhor marca de sempre no escalão de sub-18 no Encontro Ibérico de Estafetas, integrado no Meeting Ibero-Americano de Huelva, em Espanha. A equipa nacional, composta pelo vitoriano Pedro Afonso, André Reis, Rui Serras e João Mota percorreu a distância em 41,79 segundos.

Apesar de o quarteto ter concluído a prova na segunda posição, apenas atrás dos espanhóis, o resultado obtido permitiu superar em dois centésimos a anterior melhor marca (41,81 segundos), que remontava a 25 de Maio de 2022. Na equipa lusa que fez história nos sub-18, o atleta filiado na Associação de Setúbal teve a companhia de elementos oriundos de outras três associações: Coimbra, Braga e Leiria, respectivamente, André Reis (CPT Sobral Ceira), Rui Serras (CA Bracara) e João Mota (J. Vidigalense).

Treinado no emblema setubalense por Fernando Ferreira, Pedro Afonso, de 16 anos, integrou também a equipa de sub-20 nas estafetas de 4×100 metros no Meeting de Huelva, considerado um dos mais importantes das Europa. A equipa nacional terminou a corrida com o tempo de 40,82 segundos, resultado que permitiu fazer os mínimos que lhe garantem a participação nos Campeonatos Europeus do escalão, que serão disputados em Israel.

- PUB -

Apenas duas horas depois de ter corrido no último percurso da estafeta dos sub-20, o sprinter vitoriano voltou a entrar em acção, desta vez no segundo percurso no escalão de sub-18, ajudando Portugal a ultrapassar um recorde que tinha sido estabelecido há mais de um ano. O clube sadino não deixou passar em claro o feito, elogiando o jovem talento numa publicação nas suas redes sociais Instagram e Facebook. “Pedro Afonso volta a encher-nos de orgulho”, pode ler-se.

Sentimento semelhante é partilhado pelo treinador Fernando Ferreira, que tem estado ao lado do atleta e contribuído de forma evidente para a evolução de um dos mais promissores atletas da modalidade. “Como treinador do Pedro fico feliz e orgulhoso com esta qualidade de resultados”, disse o técnico responsável pelo departamento de atletismo que tem testemunhado em primeira mão a ascensão de Pedro Afonso, cuja margem de progressão é ainda muito grande.

Recorde-se que ainda no passado mês de Fevereiro, Pedro Afonso, com 16 anos, tinha-se sagrado campeão nacional sub-18 de 60 metros em pista coberta no Campeonato Nacional que decorreu em Braga. Com o tempo de 7,07 segundos, o representante do emblema sadino ficou à frente de João Macedra (CFOD) e Guilherme Santos (Sporting), que terminaram em 2.º e 3.º lugar, respectivamente, com 7,37 e 7,38 segundos.

- PUB -

Recorde-se que há quatro meses, o vitoriano, que chegou à capital minhota praticamente sem competições, foi considerado a grande revelação da prova organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo em que se bateu com adversários mais velhos e experientes. Daí para cá, Pedro Afonso passou a ser requisitado a envergar as cores nacionais em provas internacionais como a que se realizou na passada semana em Espanha.

Em termos colectivos, além da estafeta masculina de 4×100 metros de sub-18 ter conseguido a melhor marca de sempre no recém-realizado Encontro Ibérico de Estafetas, integrado no Meeting Ibero-Americano de Huelva, há ainda a destacar o facto de a selecção feminina de Portugal de 4×100 metros ter batido o recorde de Portugal da prova, uma marca que faria 14 anos na próxima semana.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -