Chama-se OCR, realiza-se no dia 1 de Outubro, em Corroios, e terá duas categorias; uma competitiva e outra de diversão
Este ano a Seixalíada, que é a mais emblemática das bandeiras do desporto popular no nosso país, tem uma nova modalidade, a OCR que é, nada mais, nada menos, que uma corrida em que o atleta tem de ultrapassar variadíssimos desafios em forma de obstáculos, que podem ser; suspensão, equilíbrio, muros, cordas, transporte de cargas, memória, arraste, rastejar, perícia (arco e flecha, paintball, air soft, lança).
A prova, denominada Simius Challenge, que se realiza pela primeira vez, está inserida na 40.ª edição da Seixalíada e será organizada pelo clube Simius, sediado em Corroios.
A corrida, que se disputa no dia 1 de Outubro, a partir das 9h 30m, no Parque Urbano da Quinta da Marialva, em Corroios, com partidas e chegadas no pavilhão multiusos, terá duas categorias: uma competitiva e outra de diversão.
Na categoria “competitiva” o atleta terá de superar todos os obstáculos. Em caso da não realização do obstáculo, o atleta terá uma penalização de tempo por cada obstáculo não ultrapassado.
Na categoria “diversão” o atleta não terá a obrigatoriedade de superar os obstáculos, podendo até ter ajuda de outros atletas para os ultrapassar. Os atletas participam de forma lúdica, desafiando-se a si próprios, sem a exigência de classificação e do cumprimento absoluto das regras competitivas
A corrida terá cerca de 5km de distância e um total de 20 obstáculos para os jovens e adultos, enquanto os mais novos (entre os 5 e os 9 anos de idade) terão uma pista ninja de 100 metros para realizarem o primeiro contacto com a modalidade.
A corrida será realizada com saídas em grupos de 8 atletas (4 masculinos + 4 femininos), separadas por 5 minutos de duração.
A organização informa que as inscrições são ilimitadas e gratuitas e devem ser realizadas até ao dia 29 de Setembro.