Na Proliga, o Santo André venceu o Barreirense, num confronto entre equipas da região, e o Galitos ganhou ao Ginásio Olhanense
O Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André (GDESSA) esteve em plano de evidência na 7.ª jornada da fase regular da Liga Feminina ao vencer o Benfica por nove pontos (72-63), em jogo realizado no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho.
Quem começou melhor foi o Benfica que terminou o primeiro período em vantagem (14-16). Depois a equipa do Barreiro assumiu o comando da operações, venceu o segundo período por uma dez pontos (19-9) e foi para o intervalo com o resultado favorável de 33-25. Na segunda parte a equipa da margem sul do Tejo continuou sempre na frente do marcador e acabou por vencer com inteira justiça. Ahlana Smith, com 21 pontos, seis ressaltos, duas assistências e um roubo de bola foi a jogadora que mais se destacou no GDESSA que volta a competir apenas no dia 19 de Novembro, às 15h 30m, no Ferragudo, devido à paragem do campeonato para os compromissos da selecção nacional feminina que defronta a Macedónia do Norte (amanhã, às 20h 30m) e a Ucrânia (domingo, na Letónia) em jogos de qualificação para o Womens’s EuroBasket 2005. De referir que do lote de jogadoras convocadas estão duas do GDESSA, Maianca Umabano e Márcia da Costa Robalo.
Na Liga Feminina, a equipa campeã nacional em título, o GDESSA, com cinco vitórias e duas derrotas, segue na frente da tabela classificativa em igualdade pontual com a Sportiva e o Esgueira.
Galitos e Santo André vencem na Proliga
Basket Santo André e Galitos venceram os jogos que disputaram na quarta jornada da Proliga. A equipa do litoral alentejano venceu o Barreirense (86-80) e o Galitos levou a melhor sobre o Ginásio Olhanense, por 87-78.
No Pavilhão Padre Amadeu Pinto a equipa de Santo André foi para o intervalo a vencer por quatro pontos que foram ganhos no primeiro período (26-22) porque o segundo terminou igualado (24-24). No terceiro período o Barreirense recuperou três pontos (11-14) e partiu para a fase derradeira da competição apenas com um ponto de desvantagem, deixando tudo em aberto quanto ao desfecho final. Só que a formação alentejana, com o parcial de 25-20, superiorizou-se, e chamou a si a vitória, para a qual muito contribuiu Malcolm Richards com 28 pontos, cinco ressaltos, seis assistências e dois roubos de bola. No Barreirense quem mais se destacou foi Opong Bramble com 22 pontos, 10 ressaltos, cinco assistências e um roubo de bola.
No Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, o jogo entre Galitos e Ginásio Olhanense teve várias alternâncias no marcador. Os algarvios terminaram o primeiro período com um ponto de vantagem (20-21) mas o Galitos recuperou (27-14) e foi para o intervalo a vencer por 47-35. Na segunda parte a equipa algarvia recuperou três pontos que foram insuficientes para evitar a derrota.
Rogdree Stein com 19 pontos, oito ressaltos, três assistências e três roubos de bola, esteve em plano de evidência no Galitos.
As três equipas da região voltam à competição na próxima jornada. O Galitos desloca-se ao Funchal para defrontar o CAB Madeira no dia 18 de Novembro, às 15 horas. No mesmo dia, às 18 horas, o Barreirense recebe a equipa sub-23 do Imortal. E, no dia seguinte, às 15 horas, o Santo André joga no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa, o Benfica (sub-23).