23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
GDESSA chega à final da Taça Vítor Hugo mas acaba travada pelas águias

GDESSA chega à final da Taça Vítor Hugo mas acaba travada pelas águias

GDESSA chega à final da Taça Vítor Hugo mas acaba travada pelas águias

A equipa campeã nacional prepara-se agora para medir forças com a Quinta dos Lombos na final da supertaça que se disputa domingo, no Montijo.

 

 

- PUB -

O Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André (GDESSA) iniciou oficialmente no passado fim-de-semana a nova época desportiva ao participar na Taça Vítor Hugo, que colocou em competição os 12 clubes que compõem a Liga Feminina.

 

A competição  decorreu entre os dias 15 e 17 de Setembro, em Aveiro, nos pavilhões do Clube dos Galitos e da Casa do Povo de Esgueira. E, ao contrário de outras competições oficiais, apresentou regras diferentes que se aplicaram em todos os jogos, excepto na final. Quer isto dizer que os jogos foram disputados em duas partes de 12 minutos e entre elas havia um intervalo de cinco minutos.

- PUB -

 

A participação da equipa campeã nacional foi bastante positiva com vitórias em todos os jogos menos na final que perdeu com o Benfica, por apenas dois pontos.

 

- PUB -

Na primeira eliminatória o GDESSA venceu o CAB Madeira por 36-34 ficando apurado para os quartos-de-final onde derrotou a Quinta dos Lombos por 41-27. Nas meias-finais levou a melhor sobre o Esgueira (33-27) e na final perdeu com o Benfica, por 64-66.

 

O jogo disputado no Pavilhão do Clube dos Galitos, que reeditou a final da época passada, foi extremamente disputado.

 

Na primeira parte o Benfica esteve ligeiramente melhor e foi para o intervalo a vencer por cinco pontos, três ganhos no primeiro período (20-23) e dois conquistados no segundo (14-16).

 

No regresso dos balneários o GDESSA entrou mais forte, no terceiro período ganhou uma vantagem de sete pontos (19-12) e foi para a fase derradeira do encontro com mais dois pontos que as benfiquistas, só que estas não só recuperaram como passaram para a frente e acabaram por vencer por 66-64, conquistando o troféu pela terceira vez consecutiva.

 

Maianca Umabano (16), Márcia Robalo (15), Kristal Freeman (12), Ahlan Smith (8), Emília Ferreira (7) e Magdalena Szajtaner (6) foram as marcadoras das campeãs nacionais.

 

O GDESSA volta à competição no próximo domingo pelas 15 horas no Pavilhão Municipal N.º 1 do Montijo, onde defronta a Quinta dos Lombos, na final da supertaça feminina.

 

 

Galitos e Barreirense têm novos reforços

 

 

Entretanto, no que respeita ao basquetebol masculino e às equipas da nossa região, o Galitos apresentou a sua terceira contratação “fora de portas” para a nova época desportiva, o poste de 2 metros de altura e 100 kg de peso que jogava nos Concordia Tornados, Antoine Henderson.

 

O Barreirense também anunciou uma nova contratação, Opong Bramble, extremo/poste, canadiano de 26 anos e 2,01 m de altura, que na época passada representou o Ocklebo BBK (Suécia) e em 2021/22 esteve na Christian Brothers University, nos Estados Unidos da América.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -