Na Liga Feminina o GDESSA vai defrontar o Imortal nos quartos de final mas, antes disso, já este fim de semana, disputa a final four da Taça de Portugal.
A prestação das equipas da região que disputam as competições nacionais de basquetebol não foi nada famosa porque apenas uma ganhou, o Basket Santo André que foi a Ílhavo vencer o Illiabum por 10 pontos de diferença.
Na fase de manutenção da Proliga o Barreirense, apesar de jogar em casa, não conseguiu evitar a derrota na partida que disputou com o Sampaense, perdendo por 56-64. O jogo não começou bem para a equipa do Barreiro que perdeu o primeiro período por 4 pontos, depois recuperou no segundo e foi para o intervalo a vencer por 36-24. No regresso dos balneários a equipa visitante entrou melhor recuperou 11 pontos e depois voltou a vencer no último período por mais nove pontos. A vitória acaba por se justificar principalmente por aquilo que a equipa de São Paio de Gramaços fez na segunda parte. Opong Bramble foi o jogador que mais se destacou no Barreirense com 12 pontos, 8 ressaltos, 4 assistências e um roubo de bola.
No grupo de promoção o Galitos sofreu a primeira derrota na sua deslocação a Sangalhos perdendo por 83-80. A equipa da casa esteve melhor na primeira parte, venceu os dois períodos e foi para o intervalo com resultado de 42-35. No recomeço o Galitos entrou mais forte e recuperou seis pontos mas depois voltou a ceder no derradeiro período e acabou por ser derrotado por três pontos de diferença. Daniel Machado foi o jogador que mais se evidenciou no Galitos com 24 pontos, dois ressaltos, duas assistências e um desarme.
Bem melhor esteve o Basket Santo André que foi ganhar a Ílhavo por 83-73. A equipa do litoral alentejano entrou bem no jogo vencendo o primeiro período por 6 pontos mas depois perdeu o segundo e foi para o intervalo em desvantagem (44-39). No regresso balneários entrou em grande, fez um parcial de 22-8, ganhando assim vantagem que foi muito importante para e conquista da vitória. Malcolm Richardson foi o melhor jogador do Basket Santo André com 21 pontos, dois ressaltos, sete assistências e três roubos de bola.
Apesar da derrota sofrida, o Galitos continua na tabela classificativa em primeiro lugar com 19 pontos, seguido do Queluz e Maia Basket, ambos com 18 pontos. O Basket Santo André está na quinta posição com 16 pontos.
No próximo sábado, para o grupo de manutenção, o Barreirense desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica, às 15 horas, e para o grupo de promoção o Galitos recebe o Maia Basket, às 18 horas, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho. No domingo, às 16 horas, o Santo André recebe o Sangalhos.
Liga Feminina
Na Liga Feminina o GDESSA também não foi feliz na sua deslocação a Esgueira, porque perdeu 75-65. A equipa do Barreiro até começou bem, ganhou vantagem no primeiro período (24-9), perdeu no segundo (14-6) mas foi para o intervalo a vencer (30-23). Na segunda parte o Esgueira entrou melhor, dominou toda a segunda parte e acabou por vencer por 10 pontos de diferença. Milica Ivanovic foi a melhor jogadora do GDESSA com 19 pontos, oito ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola.
Esta foi a última jornada da fase regular da liga feminina. Na primeira jornada dos quartos de final, que se realiza no dia 30 de Março, vão jogar: CP Natação – Sportiva; Basket Barcelos – Benfica; Imortal – GDESSA; Quinta dos Lombos – Esgueira.
Entretanto, este fim de semana disputa-se em Torres Novas, a final four da Taça de Portugal que conta com a participação do Quinta dos Lombos, Benfica, GDESSA e Sportiva.