29 Novembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioDesporto 2Atleta do Moitense presente no Campeonato do Mundo de Pelota Basca

Atleta do Moitense presente no Campeonato do Mundo de Pelota Basca

Na competição que decorre em Biarritz até sábado participam cerca de 350 atletas em representação de 30 países.

 

- PUB -

 

Está a decorrer na cidade de Biarritz, no País Basco Francês, o XIX Campeonato do Mundo de Pelota Basca, competição que conta com mais de 30 países e cerca de 350 atletas divididos por várias especialidades.

 

- PUB -

O Campeonato Mundial deste ano, que arrancou no dia 23 e termina a 29 de Outubro, conta com algumas novidades, como é o caso do Frontball que demostra uma renovação na modalidade e representa uma extensão da mesma, aos cinco continentes.

 

O desporto que já esteve presente por três vezes nos Jogos Olímpicos procura com este campeonato mostrar vitalidade para que a modalidade possa regressar ao panorama olímpico.

- PUB -

 

Portugal está pela primeira vez presente no certame, depois de algumas presenças nas Taças do Mundo e na primeira edição do Campeonato do Mundo de Frontball.

 

A selecção nacional conta com sete disciplinas em competição com 16 atletas envolvidos. Dos 16, 13 vivem em França, mas o objectivo passa por desenvolver a Pelota Basca em Portugal, onde existem apenas três paredes para a prática do Frontball, na Moita.

 

Da nossa região, mais propriamente da Moita, viajou Bruno Fernandes, atleta do União Futebol Clube Moitense que, apesar dos seus 16 anos, já leva muitos anos de prática da modalidade. De referir que na primeira edição do Mundial de Frontball o atleta que marcou presença também era do concelho da Moita.

 

O objectivo da Associação Portuguesa de Pelota Basca, fundada em 2013, passa por trabalhar conjuntamente com os atletas da Pelota tradicional, nomeadamente em Freixo de Espada à Cinta, para desenvolver a modalidade no nosso país.

 

De salientar que em Viseu também já se começa a trabalhar no sentido de criar um grupo de treino para a modalidade, no qual já resultou na presença do atleta João Vinagre na equipa nacional.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -