3 Outubro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioDesporto 2O ciclismo no São Domingos Futebol Clube

O ciclismo no São Domingos Futebol Clube

O ciclismo é, desde sempre, um dos desportos mais seguidos e acarinhados pelos portugueses. Os anos 20 e 30 do século XX são a época das grandes corridas, como o trajeto Lisboa-Porto, a Volta a Lisboa e, sobretudo, a (então inédita) I Volta a Portugal em 1927.

- PUB -

 

Em Setúbal, a modalidade era já praticada pelos grandes clubes da cidade, o Vitória Futebol Clube e o Comércio e Indústria, mas quase todas as pequenas agremiações tinham também uma secção da modalidade, como o Avenida, “Os 13”, o Empregados no Comércio e o Estrela Sporting Club. A Volta a Portugal passou sempre pela cidade do Sado desde a primeira edição, mas começaram também a ser organizadas corridas regionais. Assim, temos notícias de uma Volta de Setúbal logo em 1928. Em 1929, realiza-se oficialmente a I Volta a Setúbal em bicicleta.

 

- PUB -

O São Domingos praticou e teve atletas de ciclismo desde a sua fundação. Num dos primeiros documentos de que temos informação, enviado à Associação de Futebol de Setúbal, lê-se que o clube tem secção da modalidade e até já tinha conquistado um troféu! E há notícia de que o clube estava entre os organizadores de uma prova em julho de 1927.

 

Mas foi sobretudo nos anos 30 que o São Domingos se tornou protagonista do ciclismo amador da região, organizando mesmo corridas (muitas vezes a coincidir com as celebrações do aniversário do clube) e participando noutras com os seus atletas, que muito dignificaram o clube. Os atletas do São Domingos participaram também no “Grande Prémio Olympique”, que era organizado pelos jornais Os Sports e Diário de Notícias e visava a promoção da modalidade em todo o território nacional. Havia corridas a nível distrital, e daqui saíam os vencedores que depois participavam na grande final em Lisboa. Nesta competição só podiam participar ciclistas com idade inferior a 20 anos. Foi, provavelmente, a única competição “oficial” a nível nacional na qual o São Domingos participou, um outro marco na vida desta coletividade.

- PUB -

 

Com a reativação do clube nos anos 70, a modalidade continuou a ser praticada, mas com vertentes diversificadas, desde as corridas BTT ao cicloturismo.

 

Estas e outras histórias farão parte do livro do São Domingos Futebol Clube, a lançar no centenário do clube em 2021.

 

Eupremio Scarpa*

*investigador em história do futebol

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -