3 Fevereiro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesporto 2Barba, a transferência do Benfica para o São Domingos

Barba, a transferência do Benfica para o São Domingos

Existe um interessante documento – no acervo da Associação de Futebol de Setúbal – que confirma o percurso de um jogador do São Domingos Futebol Clube como tendo sido transferido… do Benfica. Joaquim Ferreira Barba jogava nos encarnados de Lisboa quando, em setembro de 1933, com apenas 21 anos, pediu para jogar no São Domingos na época 1933/1934. Não havendo profissionalismo em Portugal (pelo menos, às claras), a burocracia e o entendimento entre todas as partes era essencial: a vontade do jogador; o interesse do clube de destino; a concordância do clube de origem; e, não menos importante, a confirmação dos órgãos federativos, que regulavam estes movimentos entre clubes. Era, frequentemente, utilizada como motivo para a transferência uma mudança de emprego, a frequência de uma escola ou universidade ou, possivelmente na maioria dos casos – em particular, nos desportistas mais jovens –, a necessidade de cumprir o serviço militar próximo do clube de destino. Foi o caso de Barba. O atleta tinha vindo para cumprir a tropa no Regimento de Infantaria n.º 11, ficando a morar na Rua Francisco José Mota, exatamente no seio do bairro.

- PUB -

 

Infelizmente, pouco se sabe sobre este jogador. Sabemos, no entanto, que Joaquim Barba nasceu em Lisboa em 23 de maio de 1912 e foi, durante três épocas, jogador do Sport Lisboa e Benfica (entre 1930 e 1933), onde competiu nas 2as e 3as categorias. Conquistou, inclusivamente, em 1931/1932 o Campeonato de Lisboa com as 2as categorias. Teve um dos seus momentos altos na carreira quando, ainda ao serviço do emblema lisboeta, num jogo de 11 de dezembro de 1932, marcou 4 golos na gorda vitória contra o Chelas (14-0!). No ano a seguir, foi punido com a dispensa por ter faltado a uma partida no dia 2 de abril.

 

- PUB -

Será que o prestígio do clube verde e negro chamou as atenções de Joaquim Barba? Ou este interesse no São Domingos nasce da proximidade do clube em relação à sua casa no bairro? Queremos acreditar na primeira hipótese.

 

Estas e outras histórias farão parte do livro do São Domingos Futebol Clube, a lançar no centenário do clube em 2021.

- PUB -

 

Eupremio Scarpa*

*investigador em história do futebol

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -