25 Janeiro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioDesporto 2Um azar nunca vem só: O Amora – São Domingos de...

Um azar nunca vem só: O Amora – São Domingos de 7 de janeiro de 1940

Estamos a 7 de janeiro de 1940. Última jornada do campeonato distrital de 1939-1940, e o São Domingos precisa de ganhar o último jogo na Amora para se salvar. Tudo estava pronto, mas a partida não se efetuou e o Amora ganhou por falta de comparência dos setubalenses. O que teria acontecido?

- PUB -

 

O relatório do delegado ao jogo explica: à hora marcada, só estava presente a equipa da casa, pelo que o juiz da partida registou a falta de comparência do São Domingos, atribuindo a vitória ao Amora. É quando o mesmo árbitro vê chegar um carro com 6 jogadores e, minutos depois, um segundo carro com outros 5, que estes explicam que tiveram “desastres” na viagem de Setúbal, sem conseguir demover o homem do apito.

 

- PUB -

O São Domingos protesta, enviando uma carta a pedir a remarcação do jogo, alegando motivos alheios à sua vontade pelo ocorrido: avaria de um primeiro carro e consequente e prolongada espera do autocarro da carreira; e uma segunda viatura à qual… acabou a gasolina! Diz ainda a carta do clube em tom épico: “Com uma coragem inesquecível, o veículo foi empurrado pela comitiva num esforço hercúleo e vigoroso, todo este percurso, mas senhores, quando chegávamos triunfantes, depois de termos vencido mais este obstáculo outro ainda se nos depara! A bomba de gasolina estava fechada! Fretámos outro carro que finalmente conduziu os n/homens ao lugar desejado”.

 

Para além disso, o clube teve ainda de se defender da acusação dos adversários: ter-se-iam atrasado porque os jogadores quiseram parar no campo dos Arrojados (em Setúbal) para ver o jogo Bonfim – Luso! Uma ofensa, disse o São Domingos. Como podiam duvidar da seriedade e profissionalismo dos seus atletas?

- PUB -

 

Os esforços do São Domingos deram frutos porque o jogo foi reagendado para 12 de janeiro e os nossos “azarados”, aí, esmagaram o Amora por 4-0. A honra estava salva!

 

Estas e outras histórias farão parte do livro do São Domingos Futebol Clube, a lançar no centenário do clube em 2021.

 

 

Eupremio Scarpa*

*investigador em história do desporto

Comentários

- PUB -

Mais populares

Duas das crianças feridas em acidente rodoviário em Palmela em estado grave

O sinistro envolveu três veículos ligeiros e obrigou ao corte de trânsito na EN 5 por mais de três horas

Morreu uma das crianças feridas em colisão automóvel no concelho de Palmela 

Menino tinha cinco anos e havia sido transportado no helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria. Ontem acabou por não resistir aos ferimentos

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -