20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesporto 2Um azar nunca vem só: O Amora – São Domingos de...

Um azar nunca vem só: O Amora – São Domingos de 7 de janeiro de 1940

Estamos a 7 de janeiro de 1940. Última jornada do campeonato distrital de 1939-1940, e o São Domingos precisa de ganhar o último jogo na Amora para se salvar. Tudo estava pronto, mas a partida não se efetuou e o Amora ganhou por falta de comparência dos setubalenses. O que teria acontecido?

- PUB -

 

O relatório do delegado ao jogo explica: à hora marcada, só estava presente a equipa da casa, pelo que o juiz da partida registou a falta de comparência do São Domingos, atribuindo a vitória ao Amora. É quando o mesmo árbitro vê chegar um carro com 6 jogadores e, minutos depois, um segundo carro com outros 5, que estes explicam que tiveram “desastres” na viagem de Setúbal, sem conseguir demover o homem do apito.

 

- PUB -

O São Domingos protesta, enviando uma carta a pedir a remarcação do jogo, alegando motivos alheios à sua vontade pelo ocorrido: avaria de um primeiro carro e consequente e prolongada espera do autocarro da carreira; e uma segunda viatura à qual… acabou a gasolina! Diz ainda a carta do clube em tom épico: “Com uma coragem inesquecível, o veículo foi empurrado pela comitiva num esforço hercúleo e vigoroso, todo este percurso, mas senhores, quando chegávamos triunfantes, depois de termos vencido mais este obstáculo outro ainda se nos depara! A bomba de gasolina estava fechada! Fretámos outro carro que finalmente conduziu os n/homens ao lugar desejado”.

 

Para além disso, o clube teve ainda de se defender da acusação dos adversários: ter-se-iam atrasado porque os jogadores quiseram parar no campo dos Arrojados (em Setúbal) para ver o jogo Bonfim – Luso! Uma ofensa, disse o São Domingos. Como podiam duvidar da seriedade e profissionalismo dos seus atletas?

- PUB -

 

Os esforços do São Domingos deram frutos porque o jogo foi reagendado para 12 de janeiro e os nossos “azarados”, aí, esmagaram o Amora por 4-0. A honra estava salva!

 

Estas e outras histórias farão parte do livro do São Domingos Futebol Clube, a lançar no centenário do clube em 2021.

 

 

Eupremio Scarpa*

*investigador em história do desporto

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -