21 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesporto 2Vasco da Gama de Sines dá por terminada a sua participação no...

Vasco da Gama de Sines dá por terminada a sua participação no Campeonato Distrital

O clube diz que não pode colocar a vida profissional e escolar dos jogadores à frente de interesses desportivos amadores

 

- PUB -

O Vasco da Gama Atlético Clube anunciou em comunicado que a sua equipa de futebol sénior não vai continuar a disputar o Campeonato da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal, nesta época de 2020-2021, onde realizou apenas um jogo.

Com esta decisão que foi tomada de forma democrática e unânime por dirigentes, equipa técnica, departamento médico e jogadores, o clube esclarece que não será penalizado, isto é não desce de divisão mas também não luta, como sempre, por lugares que tem tido, por mérito próprio, nos últimos anos na tabela classificativa.

“As razões são conhecidas e em nada se alteraram, desde Agosto de 2020. A Situação pandémica verificada em Portugal obriga a que todos os jogadores, treinadores, dirigentes e fisioterapeutas a fazerem testes TRAg e, em caso de resultados positivos, testes PCR e isolamento para todos os envolvidos”, refere o comunicado.

- PUB -

No mesmo documento, pode ler-se que “de 1 de Setembro a 6 de Dezembro de 2020, o Vasco da Gama passou por três quarentenas (42 dias em 96), em que foram efectuados 80 testes PCR (38+17+24) com 7 casos positivos”.

O clube reforça a sua posição adiantando que “os nossos jogadores, técnicos e dirigentes são amadores. Não recebem qualquer contribuição monetária no Vasco da Gama Atlético Clube, mas tem responsabilidades profissionais e escolares imprescindíveis para as suas vidas que foram afectadas a nível pessoal e profissional, chegando mesmo a existir um atleta despedido do seu emprego, faltas de comparência a exames de código e condução, bem como a audiências em tribunal, atletas e familiares lesados com negócios próprios por conta de isolamentos profilácticos”.

O comunicado foca também a importância do clube na vida dos atletas que são na sua grande maioria produto das suas escolas de formação e levanta a questão dos moldes competitivos e da própria verdade desportiva.

- PUB -

“O Vasco da Gama teve, tem e terá um grande peso na vida dos atletas, sendo que 91% são formados no clube que foi sempre sinónimo de evolução como homens e atletas bem como motivo de alegria, sucesso e realização pessoal a nível desportivo, jamais quererá ser motivo de problemas na vida dos nossos jogadores.

Como tal, e desde sempre a Direcção do Vasco da Gama AC tem informado e discutido com a Direcção da AF Setúbal, quais os moldes possíveis para uma competição sã e de verdade desportiva.

Se não foi possível que isso acontecesse de Agosto de 2020 a Abril de 2021, achamos que não será nos próximos dois meses que a situação altere de tal forma que possamos voltar às competições sem que haja mais quarentenas. Temos noção da responsabilidade desta decisão. Mas não podemos colocar a vida profissional e escolar dos nossos jogadores à frente de interesses desportivos amadores”.

O único jogo que o Vasco da Gama realizou esta época foi relativo à primeira jornada, no dia 15 de Novembro, no Campo António Almeida Correia “Foni”, com o Alcochetense, que terminou empatado a zero.

Comentários

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...
- PUB -