6 Julho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioDesporto 2“Temos sentido um grande apoio dos almadenses nesta nova realidade”

“Temos sentido um grande apoio dos almadenses nesta nova realidade”

O futebol feminino é a grande novidade do Almada Atlético Clube nesta época desportiva de 2019 /2020. O plantel já está formado e o clube vai agora preparar-se para a sua participação no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão. Os treinos começam no dia 23 de Agosto. 

 

- PUB -

 

A modalidade está em grande expansão não só no nosso país mas também em toda a nossa região e o clube almadense aproveitou a oportunidade que surgiu na sequência de alguns contactos feitos por Rui Lourenço, treinador há vários anos ligado ao futebol feminino, com trabalho realizado no Paio Pires e também no Amora.

Depois do acerto de pormenores, o projecto arrancou com treinos de captação, que tiveram uma boa adesão. As atletas foram aparecendo, foram também feitos alguns contactos e nesta altura o plantel já está formado.

- PUB -

 

Rui Lourenço, o grande responsável pelo projecto, em entrevista ao nosso jornal, explicou como tudo começou.

 

- PUB -

Como surgiu este projecto?

A ideia surgiu na sequência de uma conversa com um amigo e com o anterior presidente Carlos Santana. Entretanto houve eleições e uma nova reunião com o novo presidente João Vieira, o director para o futebol Migueis, o coordenador Carlos Rodrigues e o vice-presidente Carlos Abrantes. Senti uma grande vontade desta direcção em abraçar o projecto e em pouco mais de uma hora de reunião veio o acordo de todas as partes. Só tenho que agradecer a todos os elementos da direcção a forma como temos vindo a ser tratados.

 

Começar a partir do zero não é fácil. Como tem decorrido esta fase preparatória?

Sim, realmente não é fácil mas como tenho alguma experiência, tudo se tornou mais fácil. Houve de facto muito trabalho e ajudas de muita gente, incluindo o professor Nuno Cristóvão, meu amigo, e ex-treinador do Sporting. Conseguimos fazer alguns contactos e fomos formando o plantel. Também tivemos sucesso nas captações.

 

Já há muita gente?

Neste momento temos 22 atletas. Não podemos dizer que o plantel esteja fechado mas na realidade estamos muito felizes com as nossas atletas, temos uma mescla de jogadoras experientes e muita juventude. Contamos com um plantel equilibrado, com duas guarda-redes muito acima da média, e outras jogadoras de qualidade de onde se destacam quatro internacionais por Cabo Verde e uma internacional portuguesa de sub-17 e sub-19, para além de outras que vieram do Paio Pires, Amora, e do futsal. Temos uma atleta que jogou alguns anos no futsal do SL Benfica. Enfim, estamos contentes.

 

Em que competições vai participar o Almada?

Vamos competir no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, na Taça de Portugal e Taça Distrital. Vamos iniciar a pré-época dia 23 Agosto e já temos 5 jogos de preparação agendados. A equipa técnica, que é composta por Rui Lourenço, pelos adjuntos António Taia, António Palma e pelo treinador de guarda-redes Hugo Medeiros, está supermotivada e desejosa que tudo comece.

 

Quer acrescentar algo mais ao que foi dito?

Depois de ter representado o Paio Pires durante sete anos e o Amora durante uma época, facto que muito me orgulha, esta é uma experiência nova. Aproveito para deixar uma palavra de agradecimento ao actual presidente do Paio Pires, Sr. Jorge Lopes e ao presidente do Amora Futebol Clube, Sr. Carlos Henriques. Para terminar quero dizer que temos sentido um grande apoio da direcção do Almada e também dos almadenses nesta nova realidade que vai ser o futebol feminino nesta grande cidade.

 

Composição do plantel

 

GUARDA-REDES: Ana Rita (ex-B.º Santo António) e Ana Cardoso (ex-Portela)

DEFESAS: Sofia Nunes, Ana Dias, Cândida e Cláudia (que vieram todas do futsal), Gilda e Kelly (internacionais por Cabo Verde), Tânia Horta (ex-Amora) e Nice (ex-Paio Pires)

 

MÉDIOS: Laura Cruz e Vani (internacionais por Cabo Verde), Filipa Silva (ex-Futebol Benfica e internacional portuguesa de sub-17e sub-19), Mariana Malta (ex-Paio Pires), Diana, Margarida, Fátima Lima e Bárbara Buck (todas do futsal)

 

AVANÇADAS: Rita Fonseca, Cláudia Correia, Sara Abdllay e Tânia Brito (todas do futsal, sendo a primeira do SL Benfica).

Comentários

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

Pastelaria Abrantes fecha portas a poucos meses de fazer cem anos [actualizada]

Setubalenses têm recorrido às redes sociais para manifestar tristeza com a notícia, por se tratar de um espaço histórico
- PUB -