30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO PS defende um Montijo com Futuro

O PS defende um Montijo com Futuro

A construção do novo Aeroporto na Base Aérea n.º 6 em Montijo, é uma oportunidade histórica para a nossa terra, designadamente nos domínios da criação de emprego, do turismo e dos transportes.

- PUB -

Com efeito, um dos grandes desafios que se colocam a cidades de média dimensão, na proximidade de grandes centros urbanos, é o de enfrentar a atração que estes representam em termos de oferta de emprego. Próximo de Lisboa, e dispondo de boas acessibilidades à capital, o Montijo sente igualmente essa atração, apesar do recente desenvolvimento do setor dos serviços (ligado à abertura das grandes superfícies comerciais) e de deter no seu território empresas de referência, em áreas como a floricultura, ou noutras mais “tradicionais” no seu tecido económico (nomeadamente a horticultura, a vinicultura e a transformação de carne ou de cortiça).

Para superar com sucesso tal atração, é preciso criar novas oportunidades de emprego, que permitam que as pessoas que vivem e viverão na cidade não tenham que sair dela, em movimentos pendulares, para trabalhar. Ora, é desde logo pelas potencialidades que representa, em matéria de criação de emprego, que o Novo Aeroporto é estratégico para o Montijo.

Pensando apenas nas atividades que respeitam diretamente ao setor aeroportuário, as estimativas disponíveis apontam para a possibilidade de criação de cerca de 20 mil novos postos de trabalho. Mas é realista ambicionar mais: a proximidade de uma importante infraestrutura aeroportuária, como a de que falamos, também pode ser atrativa para a fixação de empresas de elevado nível tecnológico, designadamente as ditas “4.0” – correspondentes a uma quarta fase da Revolução Industrial, associada à utilização de tecnologia e onde, por isso mesmo, Portugal pode aspirar a uma posição liderante.

- PUB -

Por outro lado, é evidente o impacto positivo deste projeto no setor do turismo, designadamente nos ramos da Hotelaria e da Restauração – eles próprios também com elevadas potencialidades de criação de emprego. Não fosse assim e o famoso Grupo Accor (que controla, p. ex., a IBIS e a NOVOTEL) não teria já manifestado a sua intenção de construir três hotéis no Montijo. De resto, é possível articular o crescimento do Turismo com a requalificação urbana, incentivando-se, para efeitos de construção de novos Hotéis, a utilização de espaços já existentes na cidade, muitos dos quais se foram deteriorando, como antigas fábricas ou outras propriedades particulares.

Finalmente, em matéria de transportes, é inegável que a implementação deste projeto redundará numa melhoria das ligações a Lisboa, designadamente no domínio das opções que já são disponibilizadas através dos modos rodoviários e fluvial.

Não é, pois, difícil perceber que haverá um Montijo antes e um Montijo depois do Novo Aeroporto, como há 20 anos aconteceu com a Ponte Vasco da Gama. Por isso, o que se espera dos dirigentes políticos, é que estejam à altura desta oportunidade, e que pugnem para que se possam aproveitar ao máximo as suas mais-valias, sem descurar o que a cidade já conquistou em termos de urbanismo, ambiente, segurança e qualidade de vida.

- PUB -

A consolidação da Democracia aumentou o nível de exigência dos eleitores para com os eleitos. Já ninguém se satisfaz com slogans sonantes, nem com proclamações vagas e uma conceção da política voltada para a maledicência e as querelas estéreis, só ajuda a repelir os cidadãos.

Ao contrário, as populações esperam que os seus representantes saibam compreender e defender os projetos que melhor servem os seus interesses. E é isso que o Executivo do Partido Socialista fez. A despeito de outros, mais preocupados com propósitos eleitorais de curto prazo, o PS não se engana nas suas prioridades: defender, sempre, um Montijo com Futuro.

Ricardo Bernardes
Jurista, Presidente Concelhio da Juventude Socialista-Montijo
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -