1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalJerónimo de Sousa encerra Avante! acusando o Governo de contribuir para “a...

Jerónimo de Sousa encerra Avante! acusando o Governo de contribuir para “a escalada da guerra” na Ucrânia

Na Quinta da Atalaia, o Secretário-Geral do PCP afirmou estar “do lado da paz” e apontou o dedo ao Executivo, acusando-o de ser “cúmplice” das “grandes potências económicas”

 

- PUB -

Na Quinta da Atalaia, a Festa do Avante! chegou ao fim, mas não sem antes Jerónimo de Sousa proferir o discurso de encerramento dos três dias de festividades. A 46ª edição que se iniciou sem o habitual discurso do Secretário-Geral do Partido Comunista Português (PCP), terminou este domingo com acusações ao Governo.

Após desassociar o PCP das críticas dos últimos meses, afirmando estar “do lado da paz” e “contra a guerra”, Jerónimo de Sousa não hesitou em afirmar que o Executivo português é responsável pela “escalada da guerra” ao aliar-se às “grandes potências económicas”.

“A realidade está a demonstrar quem tudo faz para que a guerra não termine. Quem tudo faz para acumular lucros colossais com a sua continuação”, começou por dizer.

- PUB -

“A escalada da guerra na Ucrânia, a espiral de sanções impostas pelos Estados Unidos, a União Europeia e a NATO, com a cumplicidade do Governo português, são indissociáveis da desenfreada especulação e aumento dos preços, arrastando o mundo para uma situação ainda mais grave no plano económico e social”, referiu.

Os disparos contra o Governo de António Costa não ficaram por aqui e houve ainda espaço para acusar o Executivo de “premeditar uma crise política e eleições com o objectivo de obter uma maioria absoluta, cada vez mais inclinada para a direita”.

46ª edição do Avante!: “um enorme êxito”

- PUB -

Ao avaliar a última edição do Avante!, o comunista disse tratar-se de “um enorme êxito”, apesar “das reiteradas campanhas de manipulação e pressões desprezíveis”, das quais acredita que o partido foi alvo nos últimos meses.

Quanto às críticas lançadas aos artistas que actuaram na Festa, Jerónimo de Sousa demonstrou o seu agradecimento aqueles que “com posicionamentos bastante diversos, trouxeram a sua arte e deram expressão à liberdade que o povo conquistou com o 25 de Abril”.

A polémica em volta da posição do PCP em relação à guerra na Ucrânia não impediu a boa-disposição e convívio que se fizeram sentir nos três dias, mas entre os presentes existiu a certeza de que o número de visitantes foi mais reduzido, relativamente ao ano de 2021.

Militantes ou simpatizantes não olharam com surpresa para a movimentação em menor número, mas defendem que a festa manteve “o espírito” e uma “programação” idêntica à dos anos anteriores.

Como é frequente, o programa cultural da Festa do Avante! incluiu nomes de artistas portugueses e luso-descendentes que, entre os registos mais diversificados, trouxeram animação à Quinta da Atalaia.

Fogo Fogo, de Cabo-Verde, Bia Ferreira, brasileira, Pongo, angolana, e Scúru Fichádu, cabo-verdianos, estiveram entre as actuações musicais com mais audiência.

Já a estreia do espectáculo de música electrónica no recinto, a Rave Avante!, também reuniu centenas de jovens em frente ao Auditório 1º de Maio, na noite de sábado.

Coube à fadista Carminho e a Dino D’Santiago fechar a noite de domingo, com mais afluência do que as anteriores, reunindo milhares de pessoas junto ao Palco 25 de Abril.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -