Praia dos Corvos, no Seixal, está mais limpa após iniciativa ‘Mares Circulares’

Praia dos Corvos, no Seixal, está mais limpa após iniciativa ‘Mares Circulares’

Praia dos Corvos, no Seixal, está mais limpa após iniciativa ‘Mares Circulares’

|

Cerca de 200 escuteiros e outros voluntários recolheram quase 400 quilos de lixo do areal, numa acção da Coca-Cola que vai passar por 80 praias

 

A Praia dos Corvos, no Seixal, está mais limpa, desde que recebeu, no dia 03, a iniciativa “Mares Circulares”, que pretende limpar o areal que separa a baía do Tejo do Sapal de Corroios. A acção, que decorreu durante a manhã, contou com a participação de cerca de 200 escuteiros marítimos e vários voluntários, sob orientação da Fundação ECOMAR.

- PUB -

A presidente da Fundação ECOMAR, Thereza Zabell Lucas, considerou a iniciativa, “muito positiva”, afirmando que esta foi a “mais participada” que teve até agora. “Com 220 voluntários e a excelente ajuda dos escuteiros marítimos, este foi um precioso contributo para o bom trabalho de recolha e de sensibilização ambiental realizados”, acrescenta.

Assim, foi possível, numa manhã, recolher cerca de 368 quilos de resíduos e 10 quilos de PET (plastico com o qual são feitas garrafas, frascos e embalagens). Os resíduos serão enviados para tratamento e reciclagem selectiva, enquanto que as embalagens de PET serão reutilizadas pela Coca-Cola, promovendo assim a economia circular.

A Praia da Ponta dos Corvos, foi a primeira a receber esta iniciativa em Portugal. A escolha da praia deveu-se sobretudo aos escuteiros. “Queríamos fazer uma ação com escuteiros marítimos e como estes se encontravam no Acampamento Nacional de Escuteiros Marítimos, a decorrer na Base Naval do Alfeite, tentámos procurar um pedaço de costa que precisasse de ser limpo, relativamente perto dessa base”, reconhece Thereza Zabell Lucas. Admite ainda que a Praia da Ponta dos Corvos é um “sitio impressionante”, mas que tinha “grande necessidades de limpeza, que graças a iniciativas como estas podem mudar o seu estado”.

- PUB -

Para além desta, mais seis praias portuguesas e uma reserva marinha na Ilha de São Miguel, nos Açores, vão ter a mesma oportunidade de limpar os seus areais. A próxima será a Praia do Aterro, Matosinhos, em Outubro.

“Mares Circulares” é uma iniciativa que pretende não só limpar muitos quilómetros de costa entre Portugal e Espanha, como também contribuir para uma mudança de mentalidades e para a criação de soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho.

Ao todo serão 80 praias e ambientes aquáticos, que neste verão, irão tornar-se mais amigos do ambiente. Serão cerca de 270 quilómetros de costa da Península Ibérica, que ficará mais limpa graças à iniciativa que a Fundação Coca-Cola e a Coca-Cola European Partner (CCEP) – que tem fábrica em Azeitão, concelho de Setúbal -, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ONG´s e fundações estão a realizar. Contando, também, com a constituição de bancos de voluntários e a participação de barcos de pescas, de 12 portos ibéricos, nas operações de limpeza no mar.  

- PUB -

Thereza Zabell Lucas, relembra a criação deste projecto, explicando que “a fundação ECOMAR trabalha à quase 20 anos com o objectivo de devolver à sociedade uma pequena parte do que recebeu desta, ensinando, especialmente às crianças, como proteger e respeitar o meio ambiente marinho”.  Tendo começado, há três anos, a colaborar com Portugal para realizar este tipo de iniciativas.

“Mares Circulares” insere-se no programa “Avançamos”, uma estratégia de sustentabilidade que a empresa tem em curso até 2025. Os objectivos são melhorar o meio ambiente numa lógica de economia circular e de sensibilização para a cidadania. Acabando por chamar à atenção para a importância da reciclagem e correcta gestão de resíduos.

Márcio Cruz, Director de Relações Externas e Comunicação da Coca-Cola European Partners em Portugal, relembra o compromisso que têm com o programa “Avançamos”, sendo este o de “recolher 100% das embalagens dos nossos produtos para que nenhuma termine como resíduo, especialmente nos oceanos.”

A presidente da ECOMAR defende que este tipo de iniciativas são fundamentais uma vez que “actualmente o desperdício nos oceanos é um grande problema para todos, por isso queremos contribuir com a nossa parte. A única maneira de reverter isso é, além de colectar o lixo, é fechar a torneira do que chega aos oceanos, e isso só é possível consciencializando as novas gerações”

Além desta iniciativa, vão ainda decorrer várias acções de sensibilização que vão ensinar a separar e gerir resíduos e será promovido, pela Coca-Cola, um concurso, com o prémio de 5 mil euros, para premiar a ideia mais inovadores sobre lixo marinho.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -